São Paulo, segunda-feira, 29 de julho de 1996
Texto Anterior | Índice

Bomba em Atlanta; Feridas da guerrilha; Real e realidade; Novo imposto; Pesquisa científica em SP; Justiça inacessível; Os bóias-frias; Voto caipira; Cuidado na eleição; Tá errado!; Lei do cigarro; Biblioteca Nacional

Bomba em Atlanta
"No momento em que prevalece a união e a competição saudável entre países, chega a lamentável notícia de um atentado. A maldade injustificável feriu o momento olímpico. Atos como esse geram em todos nós a descrença de se ter um mundo sem guerras."
Sílvia Helena Mussolini de Oliveira (São Paulo, SP)
*
"A covardia faz mais vítimas."
Vera Lúcia Duarte (São Paulo, SP)

Feridas da guerrilha
"'Gastaram muito chumbo com o Lamarca. Ele deveria ter sido morto a coronhadas.' Essa descabida frase do deputado Jair Bolsonaro me fez recordar da Lei de Anistia.
Essa lei inconstitucional ofende os brasileiros que acreditam nos valores democráticos. Sua vigência não apazigua o terror. Necessitamos sepultar nossos mortos e nosso medo!"
Luiz Fernando Sampaio (São Paulo, SP)
*
"Os terroristas, assaltantes e sequestradores que se insurgiram contra o Estado na década de 70, e que graças a Deus foram derrotados, estão sendo resgatados e transformados em heróis nacionais.
Tentam transformar, matreiramente, a imagem de terroristas e assassinos frios e cruéis, como foram Lamarca, Marighella e outros marginais menores, em vultos de nossa história."
Mário de Abreu Lima (Brasília, DF)
*
"Li a reportagem "Morte de três do PC do B terá indenização' (13/7). Quero sugerir aos familiares de Pedro Pomar, uma das vítimas da 'chacina da Lapa', que utilizem os R$ 100 mil da indenização em algo que preserve a memória desse grande revolucionário."
Reynaldo Laforgia (São Paulo, SP)

Real e realidade
"O Plano Real acabou com a inflação e agora promete acabar com os trabalhadores... Está na hora de baixar os juros, de fazer reformas e de dar muita abertura para o capital estrangeiro."
Walter Maia (Salvador, BA)
*
"Janio de Freitas, obrigado por mostrar em sua coluna a verdadeira face do real, essa moeda pré-fabricada."
Alcides C. Filho (São Paulo, SP)
*
"O nosso país se encontra em momento difícil, mas o sr. presidente da República quer dar a entender que está tudo correndo às mil maravilhas."
Ernando Lopes (Belo Horizonte, MG)

Novo imposto
"Em campanha para a Presidência da República, o sr. Fernando Henrique Cardoso se comprometeu publicamente a não recriar o imposto sobre movimentações financeiras em seu governo. Isso foi um dos motivos que me levou a sufragar seu nome na eleição..."
José Anibal Lessiatto (Jardinópolis, SP)
*
"O governo FHC conseguiu seduzir até a oposição para aprovar uma medida tão antipática como a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).
Se o governo tem esse poder de sedução, fazer passar a emenda da reeleição do presidente da República deve ser algo que não vai demandar esforço. Com a bênção do Congresso, corremos o risco de ver a 'era FHC' entrar pelo ano 2000 adentro."
Daniel Rogerio Machado de Avila (Porto Alegre, RS)
*
"O presidente do PT, José Dirceu, em longo artigo na Folha, tenta justificar a posição do partido, contrária à aprovação da CPMF.
A sociedade tem se manifestado contrária à criação de novos impostos. Todavia, em relação ao tributo do dr. Jatene, tem posição favorável por ser momentaneamente o único meio de atenuar a penúria da saúde pública."
Milton Torres Dantas (Recife, PE)

Pesquisa científica em SP
"Neste momento deprimente, em que vemos o governo de São Paulo conduzir o desmantelamento dos seus institutos de pesquisa, contrariando compromissos assumidos em campanha, a leitura do lúcido artigo do professor Roberto Romano, "A destruição dos institutos de pesquisa", publicado em 26/7, traz um alento a todos os brasileiros que reconhecem o valor da contribuição dessas instituições."
Alba Apparecida de Campos Lavras (São Paulo, SP)

Justiça inacessível
"Por que o juiz brasileiro, do mais novo substituto do interior ao mais elevado cardeal da Justiça, se transveste em vestal inacessível?
Quando enfim a Justiça no Brasil vai se despojar da herança colonial para se investir da transparência igualitária da evolução dos tempos?"
Vicente Eduardo Sousa e Silva, juiz de Direito (Fortaleza, CE)

Os bóias-frias
"No texto 'Palavra caiu em desuso nos anos 60' (18/7), a Folha não cita o bóia-fria, antecessor e contemporâneo do sem-terra.
O bóia-fria ainda subsiste junto às plantações de cana. O sem-terra pode ter sido bóia-fria, mas certamente o bóia-fria não é um ex-sem-terra."
José M. Campos Lima (São Paulo, SP)

Voto caipira
"Será que o professor Fernando Henrique Cardoso, possuidor de elevada cultura, permitiria que nós, matutos, caipiras rudes e ignaros, votássemos nele para sua eventual reeleição?"
Antonio Aparecido dos Santos (Torrinha, SP)

Cuidado na eleição
"Será preciso uma avaliação extremamente objetiva, no sentido de saber se os candidatos a prefeito e a vereador têm competência comprovada para contribuir para a solução dos inúmeros problemas dos municípios."
Jucelino Nobrega da Luz (Bueno Brandão, MG)

Tá errado!
"Os atuais deputados, que estão cortando os direitos adquiridos dos aposentados, votaram a extinção do IPC só para 1999, preservando apenas os direitos deles mesmos. Isso tá certo?"
Renato Pinheiro (Belo Horizonte, MG)

Lei do cigarro
"Venho parabenizar o Congresso pela lei que limita o uso do cigarro."
João Sérgio de Medeiros (Ituiutaba, MG)

Biblioteca Nacional
"Estou decepcionado com o ministro Weffort pela demissão do professor Affonso Romano, o homem que transformou o maior depósito de livros do país em um centro cultural."
Carlos Antonio Pravato (Juiz de Fora, MG)

Texto Anterior: Deficiências em vigilância sanitária
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.