São Paulo, segunda-feira, 29 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tudo é clássico na cidade, até a comida

SILVIO CIOFFI
DO ENVIADO ESPECIAL

Graças à sofisticação de seu comércio, Veneza é uma cidade para consumir e não apenas para navegar e flanar.
Entre os produtos tradicionais estão os cristais coloridos e as rendas, que custam caro e são representativos do artesanato da cidade.
As lojas que vendem cristal e vidro estão por toda parte, mas o ideal para fazer uma compra maior é ir até a ilha de Murano.
Já os bordados, produzidos com o mesmo ponto desde o século 16, são originários da ilha de Burano.
Comer bem
Restaurantes também são o forte do Vêneto, onde a gastronomia combina frutos do mar, massas e especialidades como a polenta.
É quase impossível sugerir um restaurante em particular.
Outro símbolo local é o Harry's Bar, nas proximidades da Praça San Marco, fundado por Giuseppe Cipriani, o mesmo que transformou um palácio patrício da Giudecca no hotel Cipriani & Palazzo Vendramin (veja texto ao lado).
O drinque bellini (16.000 liras italianas, cerca de US$ 10) é a especialidade da casa. Foi criado por Cipriani e leva espumante branco seco e suco de pêssegos. Difícil saber se o melhor é o servido no bar ou no hotel, que hoje faz parte do grupo Orient-Express.
O cardápio do Harry's Bar inclui ainda o carpaccio (que é invenção da casa) e uma enorme variedade de antepastos, risotos e peixes (com preços que oscilam entre 30.000 e 75.000 liras).
Obras de arte
Os museus arrematam uma visita a Veneza. Entre os melhores estão a Galeria da Academia, os museus Correr e Fortuny, além do Palácio Ducal. A Coleção Peggy Guggenheim, com obras contemporâneas, pode ser uma maneira de sair um pouco do clima clássico da cidade sem perder a classe.
(SC)

Texto Anterior: Trechos custam desde US$ 460
Próximo Texto: Vanguarda escolheu Paris como moradia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.