São Paulo, terça-feira, 30 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Gordolinda" revela Brasil criativo

FERNANDO OLIVA
DA REDAÇÃO

Helena Bastos abre hoje a quinta noite da 1ª Mostra Nacional Comfort em Dança com uma visão muito particular da criatividade brasileira.
Sozinha no palco, a coreógrafa e bailarina usa o típico personagem do "cantor de banheiro" para mostrar que faz parte de nossa cultura a idéia do potencial, artístico ou não, a ser revelado. "O brasileiro sempre acha que tem um talento a ser descoberto", afirma.
A coreografia mistura música, dança, poesia e elementos teatrais para traçar o contorno do personagem Gordolinda. Segundo ela, essa busca envolve a própria identidade da dança nacional. "Esse trabalho é essencialmente brasileiro, mas também é universal."
Helena nasceu no Rio de Janeiro, mas atua em São Paulo. "O espetáculo pode ser visto como uma viagem através do universo carioca, com o espaço do morro, o samba e a figura da mulata", diz.
"Gordolinda" faz sua estréia para o grande público brasileiro no Comfort em Dança. Antes, só foi apresentado uma vez no Picolo Studio, pequeno teatro da Vila Madalena.
Helena também já mostrou sua última criação no American Dance Festival, na Carolina do Norte (EUA), em junho deste ano.
Para a coreógrafa e bailarina, a importância do Comfort é fazer um mapeamento da diversidade na dança brasileira atual.
Na última semana de setembro, Helena viaja com seu "Gordolinda" para a França e participa da Bienal da Dança de Lyon.
Cisne Negro
A 1ª Mostra Nacional Comfort em Dança tem a Cia. de Dança Cisne Negro como segunda atração da noite. O Cisne apresenta a coreografia "7 por Sete".
O festival vai até domingo, dia 4, com destaque para Cia. Marcia Bozon ("Quadros Amazônicos"), Lia. Rodrigues Cia. de Danças ("Ma"), Denise Namura e Cie. À Fleur de Peau ("4 Quarts").

Evento: 1ª Mostra Nacional Comfort em Dança
Onde: teatro Sérgio Cardoso (r. Rui Barbosa, 153, tel. 011/288-0136)
Quando: hoje, às 21h, Helena Bastos ("Gordolinda") e Cisne Negro ("7 por Sete"); mostra vai até 4 de agosto
Quanto: R$ 25

Texto Anterior: Confira as metodologias
Próximo Texto: Sugar Blue mostra seu sopro furioso em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.