São Paulo, terça-feira, 30 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Festival de Salzburgo completa 75 anos

Maiores regentes se apresentam

LUIS S. KRAUSZ
ESPECIAL PARA A FOLHA

Agora completando 75 anos de existência, o Festival de Música e Teatro de Salzburg foi concebido pelo dramaturgo Hugo von Hoffmannsthal e pelo compositor Richard Strauss como em evento anual "para apresentar o melhor da música, do teatro e da ópera".
Inicialmente, era dedicado especialmente à música do barroco e do classicismo. Afinal, uma vez que Mozart nasceu nesta cidade, parecia a Strauss e Hoffmannsthal que o genius loci não apreciaria outro tipo de repertório.
O Festival de Salzburgo vem reunindo os maiores solistas, conjuntos e maestros do mundo inteiro. De 1957 a 1988 a programação do festival era determinada pelo maestro Herbert von Karajan, que lhe imprimia um tom conservador. Com a sua morte, o belga Gerard Mortier assumiu o comando, passando a incluir na programação peças vanguardísticas.
Em sua edição atual, que teve início no último dia 20, devendo estender-se até 31 de agosto, os destaques são a ópera "Fidelio", de Beethoven, com a regência de Sir George Solti e a soprano Cheryl Studer no papel principal. Será também apresentada a versão original da ópera "Leonore" de Beethoven, regida pelo polêmico John Elliot Gardiner.
Na extensa programação de música orquestral, estarão presentes grandes regentes da atualidade: Claudio Abbado, Christopher von Dohnány, Zubin Mehta, Sir Georg Solti, Christopher von Eschenbach, Nicholas Harnoncourt, Pierre Boulez, Lorin Maazel, Ricardo Muti e Kurt Masur.
A programação de teatro trará "O Jardim das Cerejeiras", de Tchekov; "Sonho de uma Noite de Verão", de William Shakespeare, e "Jederman", de Hugo von Hoffmannsthal.
Informações sobre ingressos ainda disponíveis podem ser obtidas através da Internet (http://www.salzb-fest.co.at
/salz-fest/)

Texto Anterior: Teatro Maria Della Costa é reinaugurado
Próximo Texto: Bayreuth assiste a 7 óperas de Wagner
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.