São Paulo, terça-feira, 30 de julho de 1996
Texto Anterior | Índice

Terras indígenas; Descaso; Pelas próprias mãos; Escolha criteriosa; Caipiras; Desenvolvimento comprometido; Cultura de desperdício; Compensação; Traição

Terras indígenas
"No fim do ano passado o governo demarcou a área Évare 1 como sendo de terras apenas da comunidade indígena tikuna, no Alto Solimões-Amazonas, quando na verdade existe ali vivendo há séculos a comunidade indígena cocama.
Graças ao decreto 1.775/96, do ministro da Justiça, Nelson Jobim, as comunidades indígenas cocama do Alto Solimões puderam contestar a forma ditatorial pela qual a Funai demarcou as terras como sendo de outra comunidade, mas as nossas contestações, de minha comunidade Sapotal e de mais quatro comunidades cocama, todas em Tabatinga-Amazonas, onde vivem mais de 500 índios cocamas, foram jogadas no lixo pela Funai.
Tomamos conhecimento que o ministro da Justiça solicitou um estudo de oito áreas indígenas, entre estas a de Évare 1. Resta ao nosso povo aguardar que a justiça realmente seja feita e que essa confusão criada pela Funai seja consertada."
Francisco Guerra Samias, cacique cocama e coordenador-geral da Coiama -Coordenação de Apoio aos Índios Cocama (Tabatinga, AM)

Descaso
"Gostaria de parabenizar o professor Roberto Romano pelo realístico artigo 'A destruição dos institutos de pesquisa' (26/7).
Concordo totalmente com a opinião do ilustre filósofo político da Unicamp e lamento profundamente que nossos governantes não tomem medida alguma para tentar reverter esse 'quadro'.
O descaso do atual governo do Estado de São Paulo para com os 17 institutos de pesquisa é tão grande que, em 13 de junho, a nossa associação entregou ao senhor governador Mário Covas e aos secretários de Estado um anteprojeto de lei complementar que propõe a solução para a organização jurídica dos institutos e até a presente data a APqC não recebeu resposta alguma."
Maurilo Monteiro Terra, presidente da Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC) (Campinas, SP)

Pelas próprias mãos
"O episódio de Eldorado do Carajás (PA) parece que já foi esquecido pelas autoridades deste país. Desde 21 de junho tenho uma área invadida naquela região e procuro, sem sucesso, obter junto ao exmo. juiz da comarca de Curionópolis, dr. Laércio de Almeida Laredo, o mandado para reintegração de posse de um patrimônio legítimo, legalmente adquirido, registrado e titulado, tudo conforme a lei.
Enviei fax relatando a iminência de um conflito armado a várias autoridades, inclusive ao ministro da Justiça e ao Maara (Ministério da Agricultura, do Abastecimento e da Reforma Agrária), sem obter resposta alguma.
É necessário rigor e rapidez no cumprimento da lei para que voltemos a ter ordem, respeito e credibilidade das instituições deste país, dentro de um verdadeiro Estado democrático de Direito, evitando-se o retorno às barbáries do passado, quando era comum fazer justiça pelas próprias mãos."
Claudio Nastromagario Junior (Bebedouro, SP)

Escolha criteriosa
"Fiquei horrorizado ao ler que um dos presos sob acusação de participação no sequestro e morte do comerciante indiano Padam Jain é político, candidato a vice-prefeito pelo PTB na cidade de Piquete.
Imaginem se a polícia não o captura e ele vence as eleições? Os partidos políticos deveriam ter mais responsabilidade na escolha de seus candidatos."
João Manuel F.S.C. Maio (São José dos Campos, SP)

Caipiras
"A foto publicada na primeira página de 28/7 exibindo o jogador Zé Elias deitado em uma cama, com a identificação de foto informando que ela (a cama) já foi usada por Bill Clinton, no mínimo faz-nos acreditar que realmente somos caipiras e que de fato nos deslumbramos com o Primeiro Mundo."
Afonso Wander Ferreira dos Santos (Campo Grande, MS)

Desenvolvimento comprometido
"Na atualidade o cidadão brasileiro tem potencial de resistência reduzido em decorrência de medidas que cada vez mais vêm agravando a subsistência e dificultando a própria luta pela sobrevivência.
Diante dessa situação desencadeia-se uma série de problemas que não somente afetam a saúde, educação, segurança da sociedade, mas prejudicam, sobretudo, o desenvolvimento da nação brasileira."
Manoel Messias de Souza (Salvador, BA)

Cultura de desperdício
"É preciso, com a máxima urgência, estabelecer para este mundo uma consciência de que se não houver o reaproveitamento daquilo que se consome neste planeta, não haverá, em breve, o que consumir.
Quase tudo aquilo que hoje se produz pode ser reciclado. Há uma cultura de desperdício que precisa ser modificada com rapidez."
Dileuza Soares Ribas (São Paulo, SP)

Compensação
"Espero que a Folha tenha, hoje, um péssimo dia! Servirá como compensação para o que tive ao me deparar com o título da coluna de sua colaboradora, Barbara Gancia, do dia 28/6 ('Mundo se divide entre corintianos e porcos')."
Antonio Carlos Zampol (São Paulo, SP)

Traição
"O presidente Fernando Henrique Cardoso pode estar certo quando afirma que os brasileiros são um povo 'caipira'.
O seu pecado foi ter dito a frase lá fora. Longe dos 'caipiras' brasileiros.
Aqui, nos palanques, ele afirma que os brasileiros são homens de coragem, dedicação e otimismo; lá fora deveria dizer a mesma coisa. Mas não, diz apenas que somos 'caipiras'. Soa como traição."
Lenildo Fonseca (Rio Verde, GO)

Texto Anterior: O PFL de São Paulo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.