São Paulo, quarta-feira, 31 de julho de 1996
Texto Anterior | Índice

Japoneses disputam mercado

ELVIRA LOBATO
DA REPORTAGEM LOCAL

A DDI, uma das maiores companhias telefônicas do Japão, vai entrar na disputa pelas concessões de telefonia celular privada (banda B) no Brasil.
A empresa vai participar das concorrências em consórcio com os grupos Inepar, do Paraná, com a norte-americana Motorola e com a Companhia Suzano de Papel e Celulose.
Segundo informações que circulam no mercado, outra empresa japonesa, uma "trading company" (empresa de exportação e exportação), está negociando sua adesão ao consórcio.
Até agora, a maioria dos consórcios formados para disputar as concorrências contava com a participação de companhias telefônicas norte-americanas, como AT&T, Bell South, South Western Bell, AirTouch, GTE e Nynex.
Duas telefônicas européias também já confirmaram participação em consórcios -a Portugal Telecom e a Millicon, de Luxemburgo-, mas não deverão disputar os grandes mercados, como São Paulo e Rio de Janeiro.
Até agora, não foi feito o anúncio oficial do consórcio da Motorola, Suzano, Inepar e DDI, mas as empresas já comunicaram sua decisão ao ministro das Comunicações, Sérgio Motta.
É parceira da Motorola em um projeto de telefonia global via satélite chamado Iridium, que deverá entrar em operação em 1988.
Também é sócia de seis empresas de TV paga por cabo: cinco no Paraná (Curitiba, Londrina, Maringá, Apucarana e Umuarama) e uma em Santa Catarina, na cidade de Blumenau.
Além disso, é acionista majoritária em operações de "paging"(transmissão eletrônica de mensagens, que substituiu os antigos bips) em cerca de 30 cidades no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Texto Anterior: Juiz barra ocupação de subsede pela direção do sindicato único
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.