São Paulo, quarta-feira, 31 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Curta de encomenda vence 12º Rio Cine

AMIR LABAKI
ENVIADO ESPECIAL AO RIO

O curta institucional "Brevíssima História das Gentes de Santos", encomendado pela prefeitura de Santos para celebrar os 450 anos da cidade, sagrou-se o grande vencedor do 12º Rio Cine Festival, encerrado ontem.
Dirigido por André Klotzel ("Marvada Carne") a partir de roteiro do santista José Roberto Torero ("Amor!"), o filme mistura ficção e documentário para resumir em tom cômico os mais de quatro séculos de história da principal cidade litorânea paulista.
O santista Ney Latorraca encarna vários papéis, de colonizador português a professor de tortura. A espinha dramática segue a árvore genealógica de um pretenso descendente do fundador da cidade, Pascoal Duarte da Costa.
"Brevíssima História" foi eleito melhor filme pelo júri oficial, pelo júri popular de espectadores da TVE e pela Associação de Críticos de Cinema do RJ.
Falando à Folha após a premiação, André Klotzel frisou a importância da autonomia para o sucesso desse projeto de encomenda.
"O filme deixou de ser institucional no sentido tradicional da palavra no exato momento em que me deram liberdade para exercer meu papel. Essa postura tornou possível fazer um filme que não era chato de fazer e tampouco de ver."
O Sol de Ouro de melhor vídeo foi para o simples mas tocante "15 Filhos", uma sucessão de depoimentos de descendentes de mortos ou desaparecidos durante o regime militar de 1964.
As diretoras Maria Oliveira e Marta Nehring batalham agora pela realização de um longa-metragem sobre o mesmo tema.
Dois outros vídeos se destacaram. "Yãkwa, o Banquete dos Espíritos", de Virgínia Valadão, sobre o ritual homônimo dos índios Wnawêni Nawê, venceu a disputa popular pela TVE e foi escolhido melhor documentário.
Já a co-produção BBC-TV Cultura "O Menino, a Favela e as Tampas de Panela" foi eleita melhor ficção e valeu a Cao Hamburguer o prêmio de melhor diretor.

O crítico Amir Labaki viajou ao Rio a convite da organização do festival.

Texto Anterior: 'Ed Mort', 'Bocage' e 'O Judeu' ganham prêmio de R$ 200 mil
Próximo Texto: Principais prêmios
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.