São Paulo, quinta-feira, 1 de agosto de 1996
Texto Anterior | Índice

Teste para câncer de próstata falha em negros

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Pesquisadores norte-americanos descobriram que os atuais testes para detectar câncer na próstata não são eficazes em negros, segundo estudo do Centro de Defesa para Pesquisa da Doença da Próstata, publicado na revista "New England Journal of Medicine".
Testes atuais, baseados na medida dos níveis de uma substância chamada PSA, foram desenvolvidos tomando como base homens brancos e falham em cerca de 40% dos pacientes negros com o câncer em estágio inicial. O PSA é uma espécie de marcador para a doença.
Os resultados mostraram que, em homens brancos que não têm câncer, os níveis de PSA são muito diferentes dos níveis do PSA em negros, e que a idade também pode mudar o resultado do teste.
Cientistas achavam que o PSA se mantinha constante durante toda a vida. Hoje, eles sabem que, a cada década, os níveis aumentam.

Texto Anterior: Reino Unido começa a destruir embriões
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.