São Paulo, sexta-feira, 2 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ciro e Dirceu acertam agenda contra FHC

Seminário discute neoliberalismo

PAULO MOTA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA

O presidente nacional do PT, José Dirceu, e o ex-ministro da Fazenda Ciro Gomes (PSDB) acertaram anteontem em Sobral (CE) uma agenda de trabalho mínima para uma aproximação entre o PT e setores de centro-esquerda descontentes com o governo de Fernando Henrique Cardoso.
Dirceu esteve no Ceará para participar de atividades da campanha de Cid Gomes (PSDB), irmão de Ciro e candidato à Prefeitura de Sobral (224 km ao norte de Fortaleza). Naquela cidade, tucanos e petistas estão coligados.
Ciro e Dirceu acertaram a convocação de um seminário, a se realizar em novembro, em Fortaleza, com acadêmicos e políticos que vêm discutindo uma estratégia contra o avanço do modelo neoliberal no país.
O ex-presidente Itamar Franco, o cientista político e teórico do PDT Roberto Mangabeira Unger, o prefeito de Porto Alegre, Tarso Genro (PT), e o senador Pedro Simon (PMDB-RS) deverão ser convidados para o seminário.
O seminário de Fortaleza será o terceiro de uma sequência que teve início em fevereiro, na Cidade do México, com a participação de Ciro, Itamar e Dirceu. O último ocorreu há dois meses, em Porto Rico.
Reeleição
Segundo o presidente do PT cearense, José Guimarães, Ciro e Dirceu chegaram ao consenso também sobre a necessidade de oposição à tese da reeleição para o presidente Fernando Henrique Cardoso.
Na opinião de Dirceu, o resultado das eleições municipais vai ser o termômetro da viabilidade do movimento a favor da reeleição de FHC. "Se o governo perder nos principais centros, a reeleição naufraga", diz Dirceu.
Ele avalia que os candidatos de centro-esquerda (PT e a esquerda tradicional mais setores do PSDB e PMDB) deverão vencer em cerca de um terço da cidades com população acima de 100 mil habitantes.

Texto Anterior: Esquerda aparente
Próximo Texto: Voto eletrônico será testado em Caxias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.