São Paulo, sexta-feira, 2 de agosto de 1996![]() |
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Colunista sobrevive a fim-de-semana do cão
BARBARA GANCIA
Só fui relaxar no final do dia, quando enfim se soube do paradeiro de todos os rapazes. Não podia imaginar que no dia seguinte a tensão e a espera por notícias pudesse se repetir. Mas ao ligar a TV para ver o finalzinho da corrida da F-Indy, fui surpreendida pelo comentário do vencedor da prova, André Ribeiro, de que não havia muito a comemorar, uma vez que Emerson Fittipaldi corria risco de vida. Quando as imagens do acidente finalmente foram reprisadas, eu gelei. A fração de segundo em que a cabeça de Emmo se inclina para o lado direito, momentos antes de ele ser retirado do cockpit, me remeteu automaticamente à manhã de 1º de maio de 1994, quando a mesma cena de um capacete, daquela feita amarelo, inclinado sobre a lateral do cockpit de um Williams, marcou de forma indelével a memória esportiva do país. Conheço Emerson da vida toda. Afinal, a maioria dos fins-de-semana da minha infância foram passados em Interlagos, que meu pai e minha mãe, corredores de automóvel, tratavam como o Playcenter. Lembro, ainda moleca, de ter ficado tiririca quando ele tomou uma vitória do meu pai, depois de apresentar queixa à direção da prova, só porque o velho correra de camisa Lacoste em vez de usar macacão. Quando foi para a Europa, passei a acompanhar suas corridas pela Jovem Pan. E nem meu pai acreditou quando entrei na sala de radinho na mão informando que ele havia ganho seu primeiro GP, nos EUA. Em 1973, Emmo se recusou a correr na Espanha, alegando falta de segurança. Durante o GP, a March de Rolf Stommelen decolou sobre as arquibancadas, matando várias pessoas. Depois disso, Emmo se tornou presidente do GPDA (Grand Prix Driver's Association), e nunca mais as equipes puderam colocar impunemente em risco a vida de pilotos. Ninguém fez mais pela segurança do esporte do que ele, e seria muita fatalidade vê-lo sofrer um acidente grave justamente agora que acabou de virar avô. Se aposenta, Emerson! Texto Anterior: Blecaute afeta 150 mil pessoas em SP Próximo Texto: Porca Miséria!; Invasão oriental; Águas trocadas Índice |
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