São Paulo, sexta-feira, 2 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PIB deve crescer 2,8% em 96, prevê Ipea

DANIELA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

O Ipea, instituto de pesquisa do Ministério do Planejamento, estima o crescimento do PIB neste ano em 2,8%, segundo boletim divulgado ontem.
O número fica abaixo das previsões iniciais do governo, que estimava em até 4% o crescimento do PIB (soma das mercadorias e serviços produzidos no país) em 96.
O índice de 2,8% se aproxima, no entanto, das previsões de banqueiros e economistas consultados recentemente pela Folha.
"A projeção é positiva. Isso significa que a economia vai crescer 5,3% no segundo semestre de 96 sobre o mesmo período de 95, sinalizando uma tendência de crescimento sustentável", afirma Paulo Mansur Levy, diretor de pesquisa do Grupo de Acompanhamento de Conjuntura (GAC) do Ipea.
No último trimestre de 96, o crescimento do PIB sobre o mesmo trimestre do ano anterior deverá ser de 4,2%.
Produção industrial
Se a estimativa do Ipea, que prevê crescimento de 3,5% da produção industrial em junho (dessazonalizados em relação a maio) for confirmada, a variação do PIB no segundo trimestre de 96 será de 3,3% sobre o primeiro.
A Fiesp divulgou anteontem que a produção industrial caiu 7,7% no mês de junho em São Paulo.
O PIB no primeiro semestre de 96 deverá ser 0,4% superior ao do mesmo período de 95. O instituto havia previsto uma queda de 1,2% do PIB neste primeiro semestre.
Levy diz que a expectativa foi revista em função do desempenho da construção civil e da indústria. O Ipea prevê ainda o crescimento da indústria, dessazonalizado, de 4,5% no segundo semestre deste ano em relação ao primeiro.
"Em 96 a trajetória será inversa à do ano passado, que apresentou forte crescimento no primeiro semestre e queda brusca no último."

Texto Anterior: Fundo vai capitalizar empresas em SC
Próximo Texto: Força organiza ocupação de fábrica da Vicunha em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.