São Paulo, sexta-feira, 2 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Teseu vence minotauro e perde para o vento

ARTHUR NESTROVSKI

De todas as histórias do labirinto, a mais famosa é a de Teseu, o único homem que teve coragem de enfrentar o Minotauro.
Minos, o rei de Creta, ganhara uma guerra contra a cidade de Atenas, na Grécia.
Para manter a paz, agora, os atenienses todos os anos tinham de sortear sete rapazes e sete moças, para serem devorados pelo Minotauro.
Na terceira vez que isso estava para acontecer, o príncipe Teseu declarou que queria ser sorteado e enfrentar o Minotauro no labirinto.
Quando o navio dele chegou a Creta, estavam todos esperando para ver quem era esse príncipe tão corajoso.
Ariadne, a filha do rei Minos, apaixonou-se por Teseu à primeira vista e resolveu ajudá-lo a vencer o monstro e escapar.
Uma coisa era tão difícil quanto a outra. Mas matar o Minotauro não ia adiantar nada, se Teseu não conseguisse sair do labirinto.
Ariadne deu a Teseu uma espada e um fio de linha. A linha era para amarrar na cintura e ir desenrolando enquanto caminhasse; bastava seguir o fio, depois, para encontrar de novo a saída.
Essa história talvez seja boa demais para ser verdade, mas o que dizem é que Teseu matou mesmo o Minotauro e escapou do labirinto seguindo o fio de Ariadne.
A parte triste é o fim. Teseu e Ariadne escaparam, com os outros rapazes e moças, no seu barco.
Mas, quando pararam para descansar, na ilha de Naxos, o deus Dioniso apareceu e disse a Teseu que não podia levar Ariadne, porque ela era sua.
Teseu tinha coragem e força para lutar com o Minotauro, mas não para lutar com um deus. Deixou Ariadne dormindo na ilha e embarcou com os companheiros rumo a Atenas.
Ariadne ficou tão triste, tão triste, que foi diminuindo, diminuindo, até sumir de tanta tristeza. Foi carregada pelo vento -que era o deus Dioniso.

Texto Anterior: Fácil entrar, mas impossível sair
Próximo Texto: Como conseguir vidas e pular fases
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.