São Paulo, sexta-feira, 2 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Feriados' falha ao exaltar o banal

MARCELO REZENDE
DA REPORTAGEM LOCAL

Em sua estréia na direção, a bela e talentosa atriz Jodie Foster fez da ausência de um cotidiano em família seu tema.
Em "Feriados em Família", seu segundo filme, o motivo retorna. Não mais como falta, mas como excesso.
Tentativa frustrada de criar uma comédia de costumes, "Feriados" nos apresenta uma mulher que perde o emprego às vésperas de reencontrar seus pais e irmãos no Dia de Ação de Graças.
Sua chegada anuncia dificuldades. É obrigada a lidar com uma mãe dominadora, um irmão provocador e uma irmã que a odeia.
Ao contrário de "Mentes Que Brilham", em que mostrava os problemas de um garoto superdotado, em nenhum momento Foster parece estar próxima das situações que mostra.
Sua indagação sobre a vida -o quanto há de misterioso em ter presente em toda existência pessoas que não escolhemos amar, mas que ainda assim amamos- continua para ela um segredo.
É falho seu esforço pela simplicidade. Entre o pai que ainda vê a filha como uma menina, ou o antigo namorado que reaparece, só resistem os clichês.
O engano de Foster é crer que a idéia de simplicidade deva ser construída pela noção de banal. Banalidade que não está só no conteúdo, mas nas soluções para cada cena, fazendo com que o filme se assemelhe a dramas de TV.
Os problemas de Foster com o desejo -ou aversão- por parentes persistem em seu trabalho. A esperança é que volte a enfrentar o tema com coragem. E não apenas com boa vontade.
Seu trabalho como diretora indica uma presença interessante e disposta a criar um trabalho que não se curve às exigências do mercado. Talvez em uma próxima vez.

Filme: Feriados em Família
Produção: EUA, 1996
Direção: Jodie Foster
Com: Robert Downey Jr., Holly Hunter
Quando: a partir de hoje no cine Metro 2, Center Iguatemi 2 e circuito

Texto Anterior: 'História' é um Scola sem esperança
Próximo Texto: NOITE ILUSTRADA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.