São Paulo, sexta-feira, 2 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exposição revela todas as faces do livro

JOSÉ GERALDO COUTO
ESPECIAL PARA A FOLHA

As perguntas mais repetidas nestes tempos de Internet e império audiovisual -o livro vai acabar? a palavra escrita tem seus dias contados?- recebem um sonoro não na exposição "Do Ex-Libris ao Home Page", que começa dia 6 no Paço das Artes, em São Paulo.
A exposição se divide em duas partes que se interpenetram: "O Livro de Arte" e "O Livro Depois do Livro".
Na primeira, que tem curadoria de Sérgio Pizolli, são expostos os mais variados exemplos do livro como objeto artístico ou suporte de arte (leia abaixo).
Na segunda, ao contrário, mostra-se a sobrevivência do livro em outros suportes que não o tradicional (folhas encadernadas cobertas por uma capa).
Uma das atrações da mostra será uma instalação inédita do artista plástico e videomaker norte-americano Gary Hill, intitulada "Bin".
Outros destaques são uma instalação de Christine Mello que propõe uma releitura do cinema-livro de Peter Greenaway e um ensaio fotográfico em estereoscopia (imagens tridimensionais) de Ary Diezendruck sobre a Biblioteca Mário de Andrade.
Na noite do dia 6, a cantora Lucila Tragtemberg interpretará a trilha composta por Lívio Tragtemberg para "Kohelet", tradução bíblica realizada por Haroldo de Campos.
Para Giselle Beiguelman, curadora de "O Livro Depois do Livro" e redatora do Universo Online, a profusão de novas tecnologias não significa que o livro vá acabar.
"Um objeto que manteve sua estabilidade formal desde a Renascença, graças a um formato absolutamente eficaz, durável e funcional, não vai se esgotar de uma hora para outra", diz a curadora. "Além do mais, o livro é hoje um dos poucos meios de lazer que prescindem da tomada."
Em suas duas partes, a exposição terá mais de cem peças expostas, garimpadas em coleções particulares de artistas como Regina Silveira, Renina Katz e Lenora de Barros, em grandes e pequenas bibliotecas privadas.
Um "site" da exposição oferece, além de catálogo, acesso a bibliotecas, livrarias, revistas e livros "on-line". O endereço é http://algarnet.net/pacodasartes/exlibrishomepage.

Texto Anterior: Tarcísio e Glória têm reencontro em cena no papel de amantes
Próximo Texto: Obras unem arte e palavra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.