São Paulo, sexta-feira, 2 de agosto de 1996
Texto Anterior | Índice

Antiqua toca no Municipal

CEM
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O Camerata Antiqua de Curitiba chega hoje a São Paulo para duas apresentações recheadas de música erudita antiga.
Nas maletas dos músicos está o recém-lançado CD, que servirá de base para os espetáculos no Teatro Municipal e no parque Ibirapuera.
Sob a batuta do maestro Roberto de Regina, os 15 instrumentistas e o coro de 16 cantores interpretam hoje as duas obras que fazem parte desse trabalho.
Na abertura do concerto no Municipal, será apresentada a peça "Dixit Dominus", do repertório de músicas sacras de Hãendel.
Segundo o maestro, essa composição, que foi criada em 1707 e ficou esquecida por dois séculos, é uma das mais difíceis do repertório do grupo curitibano.
A segunda peça da noite é "Te Deum", uma "pérola barroca" do compositor colonial Luís Álvares Pinto.
Autodidata A alma do conjunto curitibano é um médico-anestesista aposentado. A trajetória musical do maestro Roberto de Regina é marcada pelo autodidatismo.
Depois de abandonar um curso de piano, ainda criança, "porque não ensinavam as músicas que me interessavam", de Regina mergulhou na pesquisa solitária dos compositores que admirava.
Seus preferidos eram os músicos anteriores à Johann Sebastian Bach. No início, teve uma dificuldade. Seu ouvido afiado não se acostumava com as peças barrocas, coloniais e renascentistas tocadas no piano.
Essas composições só ressoavam adequadas em "cravos bem-temperados". Como ele não encontrou nenhum exemplar desse instrumento disponível, construiu um.
Durante anos ensaiou sozinho, até que em 1974, durante o VII Festival Internacional de Música, realizado em Curitiba, o cravista encontrou músicos com quem "juntou as partituras".
Com os músicos Ingrid Seraphim, Walter Hoerner, entre outros, organizou o Camerata, o primeiro conjunto de música antiga do país.

Concerto: Camerata Antiqua
Quando: Hoje, às 20h30
Onde: Teatro Municipal de São Paulo (pça. Ramos de Azevedo, s/nº, tel. 222-8698) Quanto: Entrada franca

Texto Anterior: "É o Fim do Mundo" acumula caricaturas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.