São Paulo, sábado, 3 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mais 1 mendigo pode ter morrido de frio

BETINA BERNARDES
DA REPORTAGEM LOCAL

Mais um morador de rua foi encontrado morto na manhã de ontem em São Paulo, sem marcas de violência. Para a polícia, a morte deve ter sido causada pelo frio.
Com essa, sobem para 13 as mortes atribuídas ao frio na cidade desde o início da Operação Inverno, no dia 1º de junho.
No ano passado, nos quatro meses da operação, seis pessoas tiveram mortes atribuídas ao frio.
O indigente que morreu ontem não tinha identificação. Aparentava 45 anos e foi encontrado na rua Vasco Pereira, no Cambuci (região central), vestindo calça jeans e duas camisas de malha.
A temperatura mínima na cidade ontem chegou a 4°C, medida na estação do IAG (Instituto de Astronomia e Geofísica) da Água Funda (zona sul). É a mais baixa registrada pelo órgão neste ano.
A mínima medida pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) foi 9°C, no mirante de Santana (zona norte). A mais baixa registrada anteriormente pelo instituto foi a do dia 22 de julho (7,5°C).
Funcionam hoje na cidade sete albergues da prefeitura, num total de 1.600 vagas, para receber os moradores de rua durante a noite.
A Promotoria da Cidadania entrou na semana passada na Justiça com um pedido de liminar, pedindo que fossem criadas mais vagas emergenciais para o atendimento de moradores de rua. Segundo a promotoria, há um déficit atualmente de cerca de 2.500 vagas.
O secretário municipal da Família e Bem-Estar Social, Adail Vettorazzo, afirma que as 1.600 vagas existentes podem chegar a 10 mil.
"A ordem é atender a todos. Se for preciso, podemos alugar casas e criar lugares, mas ainda temos uma folga de 25% das vagas." O pico de atendimento foi registrado em 30 de julho, quando 1.387 pessoas procuraram abrigos.

Texto Anterior: Estado coloca PM para reforçar segurança
Próximo Texto: Ação exige criação de abrigo infantil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.