São Paulo, sábado, 3 de agosto de 1996 |
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Restrição vai sobrecarregar trens do metrô
ROGERIO SCHLEGEL
Segundo pesquisa realizada pelo Datafolha no fim-de-semana passado, 53% dos que circulam de carro pretendem usar ônibus nos dias em que sua placa está vetada. O metrô será a opção de 30%. Os entrevistados deram mais de uma resposta ao Datafolha, pois podem usar mais de uma alternativa ao carro. Assim, a soma das respostas supera 100%. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente, que organiza o rodízio, espera tirar das ruas da capital cerca de 600 mil carros em cada dia. Cada carro de São Paulo transporta 1,5 passageiro, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). Haverá, portanto, 900 mil pessoas precisando de outras formas de locomoção. Diferença Atualmente, os ônibus da cidade levam 6 milhões de passageiros, mas podem transportar até 7 milhões, segundo a São Paulo Transportes, empresa municipal que gerencia o sistema. Nessa contagem, o conceito de passageiro é diferente. Cada pessoa faz, em geral, duas viagens, ou seja, é contada duas vezes. Se confirmadas as respostas à pesquisa, 477 mil pessoas sem carro devem procurar ônibus, que têm capacidade para transportar mais 500 mil pessoas. No caso do metrô, o aumento da procura esperado pela Companhia do Metropolitano é de 10% ou 125 mil pessoas. O sistema transporta hoje 2,5 milhões de passageiros. Caso se confirme o comportamento informado ao Datafolha, 270 mil pessoas devem procurar o sistema -145 mil acima do que a empresa conta atender. Queda no conforto Hoje, os dois sistemas não têm como aumentar sua capacidade nos horários de pico, sem prejuízo da qualidade do serviço oferecido. Os ônibus já circulam com ocupação por metro quadrado acima da recomendada pelos padrões internacionais. O metrô está no limite (veja quadro acima) e chega a ultrapassá-lo no caso da linha Leste-Oeste. Texto Anterior: Psicóloga decide trabalhar a pé Próximo Texto: Secretário não teme colapso Índice |
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