São Paulo, sábado, 3 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Francesa repete a façanha de norte-americano

ANDRÉ FONTENELLE
DO ENVIADO A ATLANTA

A imprensa dos EUA quase não mencionou, mas o atletismo feminino também teve seu "Michael Johnson": Marie-José Pérec.
"Marie-Jo", como é conhecida na França, venceu os 400 m (segunda) e os 200 m rasos (anteontem), sempre disputando suas provas pouco antes de Johnson.
Ao contrário do que ocorreu no masculino, porém, a façanha da francesa não é inédita. A americana Valerie Brisco-Hooks obtivera a dobradinha 200-400 em 84.
Mas o feito da francesa é mais impressionante porque ela raramente disputou os 200 m na carreira. Semanas antes dos Jogos, decidiu que tentaria o duplo título.
Pérec fez 22s12. Superou a favorita, a jamaicana Merlene Ottey, que disputou sua quinta final seguida na mesma prova.
Ottey foi bronze em Moscou-80, bronze em Los Angeles-84, quarta em Seul-88, bronze em Barcelona-92 e prata em Atlanta-96.
Cada país destaca o atleta que julga mais importante. O jornal francês "Libération" dedicou 9 linhas a Michael Johnson e 105 a Pérec. O norte-americano "USA Today" escreveu 138 sobre Johnson e 3 sobre Pérec.
(AFt)

Texto Anterior: Lewis tenta hoje recorde de ouro
Próximo Texto: O Azulejo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.