São Paulo, domingo, 4 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Meu casamento foi um fracasso'

HENRIQUE FERRARI
DA REPORTAGEM LOCAL

Rosana Garbini, 30, ficou casada nove anos. Em maio, ela decidiu separar-se. "Meu casamento foi um fracasso. As coisas não andavam bem havia muito tempo, mas sempre contornei a situação. Acabei cansando e dei um basta", diz.
Rosana é secretária em um colégio da rede pública e mora com seus dois filhos (um menino de 6 anos e uma menina de 2) no Jardim Sapopemba (zona leste).
Ela se casou na igreja e no civil, porque, na época, pareceu ser a "coisa certa" a fazer. Rosana já não considera o casamento tão importante. "Hoje sei que papel não quer dizer nada."
Embora não ganhe muito, ela diz que o fato de ter seu próprio di nheiro a ajudou a tomar a iniciativa de se divorciar.
"Se dependesse do meu ex-marido, nós continuaríamos vivendo (mal) juntos. Seria mais cômodo para ele. Mas eu percebi que não preciso dele para nada", diz.
Rosana recebe uma pensão, que a ajuda a criar os filhos. Para suas despesas pessoais e para arcar com a maior parte dos custos da casa, ela usa seu próprio dinheiro.
Apesar da separação, ela acredita que uma relação entre duas pessoas pode durar para sempre.
"Acho que todos estamos destinados a alguém. Pensei que fosse meu marido, mas estava enganada. Um dia vou encontrar a pessoa certa."
*
O que é importante
Confiança e compreensão são importantíssimos em um casamento. A vida sexual tem de ser satisfatória, mas não é tudo.

Problemas
A falta de diálogo faz a relação definhar. É preciso que o casal divida, um com o outro, os problemas do dia a dia.

Tarefas
Meu ex-marido nunca fez nada em casa. Eu cozinhava, lavava a roupa, arrumava a casa e cuidava das crianças. Ele ainda tem uma visão machista do mundo.

Dinheiro
Eu sei administrar o dinheiro melhor do que ele. Enquanto estava casada, nunca sobrava nada. Agora é diferente.

Filhos
Acho que a separação acaba fazendo mal às crianças. É inevitável. Meus filhos vão ter de aprender a lidar com a nova realidade familiar.
(HF)

Texto Anterior: 'Quero ser feliz para sempre', diz noiva
Próximo Texto: Euforia do coquetel provoca 'volta à farra'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.