São Paulo, domingo, 4 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Zinco ativa sistema imunológico

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

O papel do zinco -um dos elementos químicos que está na fórmula de vários complexos de vitaminas "antiestresse"- vem sendo estudado por cientistas em vários centros do mundo.
José Brandão Neto, que pesquisa as funções desse metal desde 1977, afirma que uma das descobertas recentes mais importantes é a melhora no funcionamento do sistema imunológico.
Segundo Brandão, o zinco ativa a produção e a ação de um hormônio que gera a multiplicação e a diferenciação de alguns linfócitos T (células de defesa do organismo).
Uma semana de terapia com o zinco já promoveria uma melhora no sistema imunológico, deixando a pessoa mais resistente a algumas modalidades de infecção.
Segundo Brandão, a partir da constatação da ação do zinco sobre as defesas do organismo, uma série de cientistas está tentando usar o metal no esquema de tratamento de pacientes contaminados pelo HIV -vírus causador da Aids.
Pesquisas estão acontecendo em Piracicaba (SP), Estados Unidos, Austrália e França.
O zinco também melhora o apetite das pessoas. Ele interfere no trabalho de enzimas que estão ligadas ao gosto e ao olfato. Os alimentos ficam parecendo mais cheirosos e saborosos.
Nas doses utilizadas pelos médicos, o zinco não tem efeitos colaterais e não é tóxico. Para evitar irritação no estômago, ele deve ser tomado após as refeições.
(JB)

Texto Anterior: Fadiga e irritação são sintomas
Próximo Texto: Remédio não faz efeito para maquiador
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.