São Paulo, domingo, 4 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Submissão faz união durar

ANDRÉ MUGGIATI
DA AGÊNCIA FOLHA, EM MANAUS

A pesquisa do IBGE em registros de cartórios civis apresenta Manaus como a capital brasileira com o menor número de separações.
A socióloga Heloísa Larada, da Universidade do Amazonas, acredita que o baixo número de separações se deva à submissão das mulheres.
"Nós temos uma sociedade que ainda não é completamente moderna. A questão da separação veio com a modernidade, quando a mulher ganhou liberdade."
A paulista Heloísa, que vive no Amazonas há 28 anos, desenvolve pesquisas sobre temas familiares na periferia de Manaus.
Segundo Heloísa, é comum a separação de casais "informais". "Há muitos casos de mulheres que têm filhos de homens diferentes", afirmou. Para ela, outro fator que ajuda a manter os casamentos é a tolerância das mulheres à traição. "Isso faz parte da personalidade submissa da amazonense."

Texto Anterior: Imigrante se prende menos
Próximo Texto: 'Modelo único acabou nos 70'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.