São Paulo, domingo, 4 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grandes redes elevam ganhos

CRISTIANE PERINI LUCCHESI
DA REPORTAGEM LOCAL

No comércio de remédios, as grandes redes de farmácias vão bem, mas os pequenos estabelecimentos se apertam.
A Drogaria São Paulo, por exemplo, teve seu faturamento elevado em 50% nos primeiros seis meses deste ano na comparação com o mesmo período de 95, segundo o diretor Ronaldo de Carvalho.
Este ano, 11 novas lojas foram abertas, totalizando 119 na Grande São Paulo e Vale do Paraíba.
As razões para o sucesso, segundo Ronaldo de Carvalho, são os investimentos em marketing -de 1,5% a 2% do faturamento, ou cerca de US$ 3,5 milhões em 95- e os ganhos na compra de produtos em grandes quantidades.
Mas, segundo Pedro Zidói, presidente da ABCFarma, as pequenas farmácias não têm a mesma sorte.
Se a indústria ganhou, com a queda da inflação, nas vendas a prazo, as pequenas farmácias perderam os ganhos que conseguiam nos períodos de inflação alta.
Venda de imóveis
"Mesmo vendendo mais, o lucro das pequenas não aparece", diz Zidói.
A margem do comércio, em relação ao preço do remédio, continua fixa em 30%. Só as despesas, porém, ficam no patamar de 28% tomando a mesma base de comparação, segundo Zidói.
"Muitas farmácias fecham, procuram outros lugares de aluguel mais barato. Tem gente vendendo carro e até imóvel para servir de capital de giro. A inadimplência está alta", diz Zidói.
(CPL)

Texto Anterior: RhodiaFarma expande negócios na AL
Próximo Texto: Emprego cresce, mas a procura é maior
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.