São Paulo, domingo, 4 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresas têm creche-modelo

Aché e Einstein se destacam

CARLA ARANHA SCHTRUK
DA REPORTAGEM LOCAL

Quando o assunto é creche para o filho do funcionário, os números ainda não são otimistas. Mas algumas iniciativas se destacam, entre elas Aché e Albert Einstein.
Segundo pesquisa realizada neste ano pela auditoria e consultoria Coopers & Lybrand, apenas 14,4% das empresas analisadas têm creche própria ou conveniada; 66% concedem o auxílio-creche.
"Já foi pior no passado, há uns dez anos, quando eram pouquíssimas as empresas que concediam o benefício", afirma Sandra Rodrigues Cabral, 40, secretária de políticas sociais da CUT (Central Única dos Trabalhadores) nacional.
Agora já há exemplos de empresas que possuem creche-modelo. A Aché Laboratórios, de São Paulo, por exemplo, inaugurou o CDI (Centro de Desenvolvimento Infantil) no início do ano.
Atende 90 crianças, de quatro meses a seis anos e 11 meses -a empresa tem 800 funcionárias. A Aché pretende implantar uma escola de primeiro grau no ano que vem. Já dá curso de alfabetização.
"A criança tem várias refeições por dia, é cuidada por profissionais especializados e fica ao alcance da mãe", diz Tatiana de Campos, 27, gerente de recursos humanos. Segundo ela, desde que foi criado, o CDI duplicou o número de mulheres que participam de processos de recrutamento.
"Claro que é um grande benefício. A mãe sabe que conosco a criança está segura."
O Hospital Albert Einstein, de São Paulo, também possui creche-modelo, com a vantagem de que o espaço fica aberto até as 22h.
"Se não fosse por isto, provavelmente eu não teria conseguido manter meu trabalho depois que tive meu filho", afirma Márcia Polite, 38, que ocupa o cargo de supervisora de área do hospital.
O Albert Einstein pretende ampliar a área da creche. "Ainda não há previsão de quando isso será feito, mas queremos aumentar o atendimento", diz Heidi Tarasoutchi, 38, chefe da creche.
Atualmente, o espaço acolhe 192 crianças. Conta com seis professoras para crianças a partir de dois anos. "Funcionamos como uma escolinha infantil."
(CAS)

Texto Anterior: Universitário ganha até R$ 5.000 como autônomo
Próximo Texto: Lei diz que auxílio-creche deve ser pago por 6 meses
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.