São Paulo, domingo, 4 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiros têm oito medalhas

ANDRÉ FONTENELLE
DO ENVIADO A ATLANTA

À exceção do ouro de Joaquim Cruz nos 800 m em Los Angeles-84, todas as medalhas do atletismo brasileiro em Olimpíadas foram conquistadas por negros.
Adhemar Ferreira da Silva (52 e 56), Nelson Prudêncio (68 e 72) e João Carlos de Oliveira (76 e 80) ganharam medalhas no salto triplo; José Telles da Conceição, no salto em altura, em 52; e Robson Caetano, nos 200 m rasos, em 88.
O primeiro negro brasileiro a disputar o atletismo em Olimpíadas foi Alfredo Gomes, nos Jogos de Paris-24.
Ele foi eliminado nos 5.000 m rasos e abandonou o cross-country individual, prova que não consta mais do programa dos Jogos.
Gomes era o mais forte integrante da equipe brasileira naquela Olimpíada. Nos treinos em Paris, impressionou tanto que o jornal local "Le Miroir des Sports" o incluiu entre os favoritos.
Apesar do fracasso em Paris, Gomes se tornaria o primeiro vencedor da São Silvestre, em 1925.
O negro brasileiro só voltaria a se destacar em Olimpíadas com o bicampeonato de Adhemar Ferreira da Silva no salto triplo.
Outro atleta superdotado foi José Telles da Conceição, bronze em Helsinque-52. Um treinador norte-americano chegou a afirmar que, com mais treino, ele poderia vir a ser um novo Jesse Owens.
Em outros esportes individuais, a única medalha de um negro foi a de Servílio de Oliveira no boxe, peso-mosca, no México-68.
No basquete, os jogadores negros que mais se destacaram foram Édson Bispo e Rosa Branca, bronze em 60 e 64.

Texto Anterior: A Olimpíada dos negros na terra de Martin Luther King
Próximo Texto: Total de medalhas no atletismo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.