São Paulo, domingo, 4 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidade abrigou protestos civis

HUMBERTO SACCOMANDI
DO ENVIADO A ATLANTA

Atlanta é uma das cidades americanas mais marcadas pela luta dos negros pelos seus direitos civis.
A capital do escravocrata Estado da Geórgia foi destruída na Guerra Civil Americana pelas tropas do general Sherman, em 1864.
Nessa época, os Estados do Sul mandaram escravos negros para o fronte da batalha.
Nasceu em Atlanta, em 15 de janeiro de 1929, o principal líder do movimento pelos direitos dos negros nos Estados Unidos, Martin Luther King Jr.
Na época, a Geórgia vivia um apartheid, isto é, uma política de segregação institucional.
Os negros eram discriminados na escola e em outros lugares públicos. As relações interraciais eram severamente coibidas.
O movimento liderado por King culminou na chamada marcha sob Washington, ato que reuniu cerca de 250 mil pessoas na capital americana em agosto de 1963.
Pouco a pouco, a política segregacionista foi sendo eliminada e proibida por lei.
King, porém, foi assassinado em 4 de abril de 1968, em Memphis, no Estado do Tennessee, onde tinha ido apoiar uma greve de lixeiros.
Um de seus assessores acabou sendo o homem que trouxe a Olimpíada para Atlanta. A cidade ganhou o direito de abrigar os Jogos na gestão de Andrew Young.
Prefeito de Atlanta por duas vezes, Young foi embaixador dos EUA na ONU durante o governo do ex-presidente Jimmy Carter, outro célebre georgiano.
Há uma fundação que leva o nome de Carter e tem sede em Atlanta.
(HuSa)

Texto Anterior: Os destaques da história dos Jogos
Próximo Texto: Caso é polêmico para cientistas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.