São Paulo, domingo, 4 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Itália e Holanda duelam hoje pela medalha de ouro

DA REPORTAGEM LOCAL

As seleções da Itália e da Holanda decidem hoje a medalha de ouro do torneio de vôlei masculino dos Jogos Olímpicos de Atlanta.
As duas equipes ficaram com as vagas na última sexta-feira. O time italiano, atual bicampeão mundial, bateu a seleção da Iugoslávia por 3 sets a 1 (parciais de 15/12, 8/15, 15/6 e 15/7).
Já os holandeses, atuais vice-campeões olímpicos, chegaram à final ao derrotarem a Rússia por 3 sets a 0 (15/6, 15/6 e 15/10). Russos e iugoslavos jogam pela medalha de bronze.
Invicta no torneio, a seleção italiana chega à final como favorita ao título, o único em importância que falta para sua galeria.
O técnico Julio Velasco, cotado para dirigir a seleção feminina italiana, foi responsável pela ascensão do time masculino no cenário do vôlei internacional.
Além dos dois títulos mundiais (90 e 94), ele conduziu a equipe ao pentacampeonato da Liga Mundial (90, 91, 92, 94 e 95).
Perdeu o título deste ano justamente para a seleção holandesa. Por sinal, a equipe responsável pela eliminação italiana dos Jogos de Barcelona-92, quando o time também era tido como favorito ao ouro olímpico.
Por essa razão, a final de hoje entre as duas seleções é tida como uma verdadeira "guerra" pelo lado italiano.
Velasco está no comando do time italiano desde 1989. Entre 1981 e 1983, o argentino naturalizado italiano dirigiu a seleção de seu país natal.
Antes disso, levou a equipe de vôlei do Ferrocarril Oeste, de Buenos Aires, a conquistar 24 títulos.
Com um time de estrelas, onde se destacam Tofoli, Giani, Gravina, Gardini, Bernardi e Papi, a "azzurra" entra hoje na quadra, em Atlanta, disposta a levar a medalha de ouro para casa.
Por seu lado, os holandeses, que perderam para os italianos na fase preliminar (3 a 0), esperam devolver a derrota.
Pela sexta vez, Itália e Holanda chegam juntas a uma decisão de um título. Os holandeses só conquistaram a Liga Mundial 96, enquanto os italianos levaram a Liga Mundial 90, os campeonatos europeus de 93 e 95, o Mundial de 94 e o World Superfour 94.

Texto Anterior: Você sabia?; Boxe; Internet; Recorde
Próximo Texto: Brasil vence Rússia e fica com a medalha de bronze
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.