São Paulo, domingo, 4 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil vence Rússia e fica com a medalha de bronze

HUMBERTO SACCOMANDI
ENVIADO ESPECIAL A ATLANTA

A seleção brasileira feminina de vôlei conquistou ontem à tarde a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atlanta.
A equipe bateu a Rússia na disputa pelo terceiro lugar por 3 sets a 2, com parciais de 15/13, 4/15, 16/14, 8/15 e 15/13.
Foi a melhor colocação já obtida pelo Brasil em Jogos Olímpicos no vôlei feminino. Em Barcelona-92, a equipe ficara em quarto lugar.
"Não é ouro, é bronze; mas é uma medalha, e nós temos muito orgulho dela" afirmou a atacante Márcia Fu, destaque do Brasil na fase preliminar, mas que não atuou bem nas partidas finais.
A seleção iniciou a partida com a sua formação principal, com Ana Moser, Virna e Márcia Fu. Mas não começou bem.
"O time estava muito preso, ainda abalado com a derrota para Cuba", disse Virna. Mesmo assim, conseguiu fechar em 22 minutos.
Os erros se acentuaram no segundo set. "A gente jogou de cabeça baixa", disse Márcia Fu. As russas chegaram a estar à frente por 10/0. Fecharam o set em apenas 16 minutos.
A seleção brasileira voltou para o terceiro set com Filó no lugar de Virna. Pouco depois, Ida substituiu Márcia Fu. Mesmo assim, a Rússia conseguiu abrir 10/5.
Finalmente, a entrada de Leila no lugar da capitã Ana Flávia deu nova disposição ao time, que virou o jogo. O set, o mais longo do jogo, durou 35 minutos.
No tie-break, as duas equipes erraram muito. O Brasil, porém, acabou conseguindo uma vantagem decisiva ao fazer 12/10 e manteve a diferença até o final.
As brasileiras comemoraram bastante a vitória. Várias deixaram a quadra chorando. O técnico Bernardinho, emocionado, também chorava a caminho do vestiário.
"Eu sempre disse que a vitória seria por méritos de toda a equipe, e não de uma ou duas jogadoras. O vôlei é o esporte mais coletivo que existe", disse.
Ele negou que esteja negociando sua ida para a seleção masculina.
"Técnica e taticamente, sabíamos o que tínhamos que fazer. O jogo valeu pela disposição, o coração, a vontade de ir ao pódio", disse a atacante Ana Moser.

Texto Anterior: Itália e Holanda duelam hoje pela medalha de ouro
Próximo Texto: Sydney promete evitar os erros olímpicos de Atlanta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.