São Paulo, domingo, 4 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sydney promete evitar os erros olímpicos de Atlanta

MAURICIO STYCER
ENVIADO ESPECIAL A ATLANTA

Com muita educação e delicadeza, os organizadores dos Jogos de Sydney, no ano 2000, esperaram o final da Olimpíada em Atlanta para informar que, dentro de quatro anos, tudo será diferente.
Os australianos prometem uma Olimpíada sem problemas de transporte, de computação e de segurança -e afirmam saber exatamente como evitar o caos que marcou os Jogos de Atlanta.
Cem integrantes do comitê organizador dos Jogos Olímpicos de Sydney assistiram à Olimpíada de Atlanta como "observadores". Veja o que eles observaram:
1) Transporte - O caos no trânsito e no sistema de transporte de Atlanta se deve, em boa parte, à grande distância entre as sedes das competições. "Aprendemos muito em Atlanta", disse Richard Palfreyman, gerente de comunicações dos Jogos de Sydney.
Na Olimpíada-2000, 15 dos 27 esportes serão disputados dentro de um mesmo parque Olímpico, onde também será instalada a mídia. Nessa área, qualquer distância poderá ser coberta a pé.
2) Carros - Outra estratégia relacionada ao trânsito já foi decidida: será proibida a circulação de veículos particulares na área olímpica de Sydney durante os Jogos -medida que Atlanta não tomou.
3) Computação - "Não queremos usar nenhum sistema de informatização de resultados que não tenha sido testado antes, em outras competições", disse Palfreyman. O sistema que a IBM implantou em Atlanta falhou nos primeiros dias da Olimpíada.
4) Segurança - Não haverá em Sydney nada parecido com o Parque Centenário de Atlanta, uma área pública com capacidade para 1 milhão de pessoas/dia, onde explodiu uma bomba no dia 26 de julho, matando duas pessoas.
Por outro lado, os australianos prometem um aparato de segurança menos ostensivo.
5) Vila Olímpica - Pela primeira vez numa Olimpíada, todos os atletas ficarão hospedados numa única Vila Olímpica. "Toda cidade coloca a sua personalidade nos Jogos. A nossa ênfase será nos atletas", diz Palfreyman.

Texto Anterior: Brasil vence Rússia e fica com a medalha de bronze
Próximo Texto: Governo decide investir US$ 1,2 bilhão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.