São Paulo, domingo, 4 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA temem velocidade brasileira

EDGARD ALVES
DO ENVIADO A ATLANTA

O time dos EUA fez os testes que julgou necessários para reconquistar o título olímpico. Menos um: um jogo treino contra o Brasil, talvez a avaliação mais importante que a comissão técnica norte-americana desejava.
"Tentamos de todas as formas marcar um jogo, mas o Brasil não aceitou", declarou com ar de desafio a técnica dos EUA, Tara VanDerveer, após a vitória na semifinal contra a Austrália.
A treinadora conhece muito bem o time brasileiro, que eliminou os EUA nas semifinais do Mundial da Austrália, em junho de 94, com uma vitória por 110 a 107.
A intenção de VanDerveer era avaliar o estágio do time brasileiro no momento. Apesar disso, as norte-americanas tiveram uma preparação adequada. Ganharam os 52 jogos que disputaram na fase de preparação.
Como as brasileiras, elas também chegam à final invictas, com sete vitórias no torneio olímpico.
Outro detalhe curioso em que as duas equipes empatam é a média de altura: 1,83 m.
Preocupações
VanDerveer e suas assistentes acompanharam todos os jogos do Brasil em Atlanta.
Embora sua equipe seja apontada como favorita e tenha a vantagem de jogar em casa, com apoio da torcida, a treinadora evita comentários otimistas. Prefere dizer que seu time está bem preparado para um grande jogo.
"As brasileiras são campeãs mundiais. Também têm muita responsabilidade nesta final", destacou a técnica.
Para ela, o Brasil pode até não ter uma defesa forte, "mas tem bom aproveitamento nos arremessos".
Outro ponto forte das brasileiras, observado pela técnica, é a passagem rápida da defesa para o ataque.
"Vamos precisar de uma defesa forte e tentar não dar espaço para o chute", disse. A ala Hortência, segunda ela, é uma jogadora experiente, "que sempre preocupa".
Experiência, no entanto, é o que também não falta para a seleção dos EUA. O time base, por exemplo, conta com jogadoras com inúmeras participações em torneios internacionais. É formado por Teresa Edwards, Ruthie Bolton, Sheryl Swoopes, Lisa Leslie e Katrina McClain.

Texto Anterior: Olimpílulas-8
Próximo Texto: Norte-americanas não esquecem derrota de 94
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.