São Paulo, domingo, 4 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Camerata Antiqua mostra "Te Deum" no parque

IRINEU FRANCO PERPÉTUO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Camerata Antiqua mostra "Te Deum" no parque
Peça do barroco brasileiro será apresentada às 11h no Ibirapuera
São Paulo tem hoje a rara chance de ouvir uma peça de estilo barroco brasileiro. A Camerata Antiqua de Curitiba apresenta às 11h, no parque Ibirapuera, o "Te Deum", de Luís Álvares Pinto, com orquestração de Harry Crowl e Ricardo Bernardes.
Pinto (1719-1789) nasceu em Recife e, graças ao auxílio de amigos, estudou música em Lisboa. Absorveu a forte influência italiana vigente no ambiente musical português, devida, entre outros fatores, à longa permanência em Lisboa do compositor napolitano Domenico Scarlatti.
"Te Deum"
Por isso, seu "Te Deum" lembra muito mais a polifonia da chamada escola romana que o classicismo da segunda metade do século 18, que tanto influenciou os demais compositores coloniais brasileiros.
Com uma fuga dupla no final -segundo Harry Crowl, possivelmente a única composta por um brasileiro no período colonial- a obra é uma das poucas peças brasileiras que realmente merecem ser classificadas como barrocas.
O concerto de hoje é completado pelo "Dixit Dominus", de Haendel. Ambas as peças fazem parte do disco que a Camerata, fundada em 1974, lançou em 96 para comemorar seu vigésimo aniversário.
(IFP)

Concerto: Camerata Antiqua de Curitiba
Quando: hoje, às 11h
Onde: Praça da Paz (parque Ibirapuera, zona sul)
Quanto: entrada franca

Texto Anterior: Marcelo Bratke toca 'compositores insatisfeitos' pela manhã
Próximo Texto: Casa de Israel mostra resistência judaica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.