São Paulo, domingo, 4 de agosto de 1996
Texto Anterior | Índice

Casa de Israel mostra resistência judaica

ANA MARIA GUARIGLIA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A Casa de Cultura de Israel está apresentando a exposição "Outubro de 1943 - O salvamento dos judeus dinamarqueses do extermínio", produzida pelo Museu da Resistência da Dinamarca.
A mostra é composta por 36 painéis, contendo fotografias, depoimentos e dados históricos sobre a situação da comunidade judaica naquele país, durante a ocupação nazista, em outubro de 1943.
Um dos fatos marcantes desse episódio foi a operação organizada pela população dinamarquesa.
Contra as diretrizes nazistas, deveriam ser salvos dos campos de concentração cerca de 7.000 judeus, que seriam transportados para a Suécia.
A ação de salvamento por via marítima foi espontânea e improvisada pela população civil, que se dispôs a auxiliar os fugitivos.
A ocupação alemã durante a 2ª Guerra significou violenta pressão sobre a população judia do país.
Enquanto instituições como sinagogas e escolas eram vigiadas, o governo dinamarquês se declarava contra leis discriminatórias.
Diante da possibilidade de uma legislação anti-semita, apresentada pelos alemães, surgiu um boato nos EUA e na Inglaterra que o rei Cristiano 10º usaria publicamente uma estrela amarela, que identificava o povo judeu.
Essa atitude não se concretizou, mas quando a sinagoga de Copenhague sofreu um atentado incendiário, em dezembro de 41, o rei enviou uma carta de simpatia para o rabino Marcus Melchior.

Exposição:Outubro de 1943 - O salvamento dos judeus dinamarqueses do extermínio
Onde:Casa de Cultura de Israel (r. Novo Horizonte, 208, tel. (011)256-5155, Consolação)
Quando:de segunda a quinta, das 10h às 20h; sextas, das 10h às 16h; domingos, das 10h às 17h; até 11 de agosto
Quanto:entrada franca

Texto Anterior: Camerata Antiqua mostra "Te Deum" no parque
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.