São Paulo, domingo, 4 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Redes menores vivem problemas

DA REPORTAGEM LOCAL

Pequenas redes de fast food de pizzaria estão revendo conceitos e formatos para se equilibrar em um mercado concorrido.
A Pizza Pronta, com sede em Recife (PE), está revendo seus formatos. "Tínhamos um plano de expansão, mas paramos, por sugestão da ABF, e estamos reformatando a empresa", afirma Valter Jarocki Júnior, 39, dono.
A meta do empresário é voltar ao franchising ainda este ano.
A rede Toppin'Pizza, de Belo Horizonte (MG), tem duas unidades. Renê Xavier Filho, franqueador, diz que sua empresa operava nos moldes de uma franquia de terceira geração.
"Agora, evoluímos. Nosso parceiro é franqueado do produto, não da marca", afirma Xavier.
'Terceira geração'
Na realidade, franquia de produto é um estágio menos avançado dentro do sistema. O formato mais evoluído -franquia de negócio formatado- é de terceira geração.
A Z'Light Pizza e Massa, de São Paulo, que tinha três unidades, agora está só com as duas próprias.
Rolando Albano Feitosa, 51, franqueador, conta que a venda da loja franqueada foi forçada pela conjuntura e localização do ponto.
"Os restaurantes vizinhos vendem comida por quilo, e a loja se viu obrigada a entrar no sistema."
Feitosa faz questão de ressaltar que a unidade "não se deu mal". Segundo ele, há cinco meses, quando foi vendida, a loja estava faturando R$ 35 mil por mês.
"Não deixamos o franchising, mas estamos revendo estratégias e mudando critérios para não repetir o caso dessa loja."
A loja vendida continua, segundo ele, usando a marca e os padrões de suas duas unidades.
Desistência
A Montherou's Disk Pizza, de São Paulo, tem seis unidades próprias e desistiu de franquear.
Eliana Silva, gerente, afirma que a empresa se preparava para entrar no sistema, mas abandonou os planos diante da separação dos sócios.
A Bamboa Pizzaria, de Florianópolis (SC), está com a expansão congelada. Alexandre Caminha, 46, franqueador, afirma que há franqueados que resistem em seguir as normas da rede.
O empresário conta que recebeu oito propostas de interessados em abrir uma franquia sua em 95, mas desistiram diante da falta de financiamento bancário.

Texto Anterior: Pizzaria exige mais atenção do investidor
Próximo Texto: ABF promove feira de franquia no Rio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.