São Paulo, domingo, 4 de agosto de 1996 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Redes menores vivem problemas
DA REPORTAGEM LOCAL Pequenas redes de fast food de pizzaria estão revendo conceitos e formatos para se equilibrar em um mercado concorrido.A Pizza Pronta, com sede em Recife (PE), está revendo seus formatos. "Tínhamos um plano de expansão, mas paramos, por sugestão da ABF, e estamos reformatando a empresa", afirma Valter Jarocki Júnior, 39, dono. A meta do empresário é voltar ao franchising ainda este ano. A rede Toppin'Pizza, de Belo Horizonte (MG), tem duas unidades. Renê Xavier Filho, franqueador, diz que sua empresa operava nos moldes de uma franquia de terceira geração. "Agora, evoluímos. Nosso parceiro é franqueado do produto, não da marca", afirma Xavier. 'Terceira geração' Na realidade, franquia de produto é um estágio menos avançado dentro do sistema. O formato mais evoluído -franquia de negócio formatado- é de terceira geração. A Z'Light Pizza e Massa, de São Paulo, que tinha três unidades, agora está só com as duas próprias. Rolando Albano Feitosa, 51, franqueador, conta que a venda da loja franqueada foi forçada pela conjuntura e localização do ponto. "Os restaurantes vizinhos vendem comida por quilo, e a loja se viu obrigada a entrar no sistema." Feitosa faz questão de ressaltar que a unidade "não se deu mal". Segundo ele, há cinco meses, quando foi vendida, a loja estava faturando R$ 35 mil por mês. "Não deixamos o franchising, mas estamos revendo estratégias e mudando critérios para não repetir o caso dessa loja." A loja vendida continua, segundo ele, usando a marca e os padrões de suas duas unidades. Desistência A Montherou's Disk Pizza, de São Paulo, tem seis unidades próprias e desistiu de franquear. Eliana Silva, gerente, afirma que a empresa se preparava para entrar no sistema, mas abandonou os planos diante da separação dos sócios. A Bamboa Pizzaria, de Florianópolis (SC), está com a expansão congelada. Alexandre Caminha, 46, franqueador, afirma que há franqueados que resistem em seguir as normas da rede. O empresário conta que recebeu oito propostas de interessados em abrir uma franquia sua em 95, mas desistiram diante da falta de financiamento bancário. Texto Anterior: Pizzaria exige mais atenção do investidor Próximo Texto: ABF promove feira de franquia no Rio Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |