São Paulo, segunda-feira, 5 de agosto de 1996 |
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Opções de transporte durante o rodízio * Ônibus Dicas 1 - Saia com muita antecedência. Lembre-se que é preciso esperar o ônibus no ponto e que sua velocidade média é bastante inferior à do carro 2 - Evite os horários de pico (das 5h30 às 7h30 e das 16h às 20h), em que os ônibus andam cheios 3 - Informe-se sobre o ônibus correto a tomar com antecedência. Não há placa informando trajetos nos pontos, e a placa nos veículos é genérica 4 - A maior parte das linhas não funciona após a 1h 5 - O passe do trabalhador dá 10% de desconto e pode ser comprado por qualquer um, nas estações Paraíso, República e S. Bento do metrô e em mais seis postos da prefeitura. É vendido até o quinto dia útil de cada mês 6 - É vantagem comprar os bilhetes de integração, que custam R$ 1,40. Isolados, metrô e ônibus saem por R$ 1,80 7 - É vantagem comprar bilhete de integração no ônibus. Na bilheteria do metrô, sai por R$ 1,60 8 - Estudantes têm direito a passe, com 50% de desconto. É preciso preencher o formulário na escola para pedir a carteirinha, que costuma demorar 15 dias Tarifas Só ônibus - R$ 0,80 Ônibus + metrô - R$ 1,60 Ônibus + metrô + metrô + ônibus - R$ 3,20 Integração com trem metropolitano - R$ 1,40 Passe do trabalhador (para ônibus) - R$ 0,72 Troco máximo obrigatório - R$ 10 Intermunicipal - Varia com o trajeto e município Serviço de informação sobre itinerário - Não existe Onde reclamar Tel. 158, de segunda à sexta, das 7h às 19h, e no sábado, das 7h às 13h. É preciso informar linha, horário local e número do veículo, se for uma reclamação específica Não se deixe enganar 1 - O cobrador é obrigado a aceitar notas de até R$ 10 2 - Facilite o troco. Se você só tiver notas maiores que R$ 10, o cobrador pode pedir que desça do ônibus, segundo a SPTrans 3 - O usuário só deve aceitar passes como troco em último caso. Mas, segundo a SPTrans, empresa municipal que gerencia o transporte na cidade, nessa hipótese o usuário não pode recusar os passes 4 - Anote número do ônibus, nome da linha, horário e local em que tiver tido problemas, para reclamação posterior * Táxis Como cobram Valor (em RS)* Bandeirada - Ao começar a corrida - 3,20 Trecho percorrido - Por km rodado - 0,80 Espera - Hora parada (também no trânsito) - 21,33 Chamada - Ao atender chamado por telefone - 3,20 Bagagem - Por levar mala ou volume - 0,80 Nº de passageiros - Por levar mais de 1 pessoa * Para táxi comum, na bandeira 1 Obs.: Bandeira 2 é usada das 20h às 6h, de segunda a sábado, e durante todo domingo ou feriado. Aumenta preço em 20% Obs.: Táxi especial tem características especiais, é o que ... e cobra xx (45% ???) mais caro que o comum - Radiotáxis Comum Ligue-Táxi - tel. 873-2000 Catumbi - 229-7688 Coopertáxi - 295-2205 Especial Vermelho e branco - tel. 251-1733 (cobra R$1,20 por Km rodado -45% mais caro que os táxis comuns- além de R$4,80 pela chamada) Azul e branco (só para Cumbica) - 940-7070 - Preço de alguns trajetos (em R$)* Cumbica - República: 57 Cumbica - Jardins: 65 Cumbica - Morumbi: 87 Rodoviária do Tietê - Pinheiros: 30 Rodoviária do Tietê - Jabaquara: 40 Congonhas - Pinheiros: 30 Pinheiros - Ibirapuera: 10 V. Mariana - Centro: 10 Paulista - Berrini: 15 Shopping Iguatemy - Centro: 12 Horto Florestal - Jabaquara: 20 * Valor aproximado para táxi comum em bandeira 1 Fonte: Empresas de radiotáxi - Dicas 1 - No final da corrida, o valor marcado no taxímetro sofre acréscimo, conforme tabela distribuída pela prefeitura 2 - Prefira dispensar o táxi, se for preciso esperar, a menos que seja difícil conseguir outro 3 - Corridas pequenas ficam proporcionalmente mais caras, por conta da bandeirada inicial - A quem reclamar Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo: 273-0522 Polícia Militar: 190 (se for preciso apreender o veículo para verificação do taxímetro) Secretaria Municipal dos Transportes: 194 - Não se deixe enganar 1 - O taxímetro só pode ser acionado quando começa a corrida 2 - Táxi chamado por telefone adiciona o valor de uma bandeirada ao total apurado no final da corrida 3 - Faça questão de ver o valor da tabela correspondente ao número apontado no taxímetro 4 - Não concorde em fazer corridas com preço estipulado previamente e taxímetro desligado 5 - Tente checar antes o melhor caminho para orientar o motorista e evitar gasto desnecessário 6 - Caso haja qualquer problema, anote a placa do táxi * Metrô Tarifas Trajeto Valor (em RS)* Unitário simples - 1 viagem - 1,00 Unitário econômico - 1 viagem (entre 5h e 6h30, no sentido bairro-centro da linha Leste) - 0,50 Múltiplo de 2 - 2 viagens - 2,00 Múltiplo de 10 - 10 viagens - 9,00 Escolar - 10 viagens - 5,00 Integração metrô - ônibus - Metrô + ônibus - 1,60 Ida e volta - Ônibus + metrô + ônibus - 3,20 Horário - das 5h à 0h (inclusive sábados, domingos e feriados), em todas as linhas Serviço de informação sobre itinerários e serviços - tel. 284-8877, de segunda à sexta, das 6h às 22h, e sábado e feriados, das 7h às 19h - Dicas . Não é necessário gastar novo bilhete para trocar de linha . Prefira comprar o bilhete de integração no ônibus, onde sai R$ 0,20 mais barato . As estações fecham à 0h, mas os trens do metrô continuam circulando até que o último passageiro chegue a seu destino . Após a 0h, há ônibus fazendo o trajeto das linhas do metrô . Pessoas com mais de 65 anos têm direito a bilhete gratuito. Para isso precisam se cadastrar na estação Marechal Deodoro . Deficientes físicos têm direito a bilhete gratuito. Para isso precisam se cadastrar na Secretaria Estadual da Saúde (informações tel. 1520) . Escolares têm direito a passe, com desconto. Informações e formulários são dados nas escolas - A quem reclamar . Central de Atendimento - tel. 284-8877, de segunda à sexta, das 6h às 22h, e sábado e feriados, das 7h às 19h . Serviço de informação sobre itinerários e serviços - tel. 284-8877, de segunda à sexta, das 6h às 22h, e sábado e feriados, das 7h às 19h * Carro alugado Preço aproximado da diária, com quilometragem livre Modelo básico (Uno Mille, Gol 1.000, Corsa 1.0) - R$ 65 Utilitário (Kombi, Fiorino) - R$ 110 Telefones de algumas locadoras Localiza - 535-1499 Budget - 256-4355 Avis - 258-8833 Unidas - 255-1066 Hertz - 883-7300 - Dicas 1 - Faça reserva com o máximo de antecedência 2 - Faça cotação em várias locadoras. Os preços e a disponibilidade do veículo procurado variam 3 - Evite multas, que em geral são cobradas do cliente - A quem reclamar Procon - tel. 1512 - Não se deixe enganar 1 - Evite pegar um veículo com final vetado pelo rodízio no período da locação 2 - Se não for possível, pergunte a quem caberá eventual multa do rodízio. A associação do setor recomenda que as locadoras assumam essa responsabilidade 3 - Esclareça qual o tipo de cobertura de seguro contratada. Os veículos não têm necessariamente seguro total, e a tarifa varia com a extensão da cobertura Texto Anterior: Ações e falta de fiscais ameaçam rodízio Próximo Texto: Ações e falta de fiscais ameaçam rodízio Índice |
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