São Paulo, segunda-feira, 5 de agosto de 1996
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Opções de transporte durante o rodízio

* Ônibus
Dicas
1 - Saia com muita antecedência. Lembre-se que é preciso esperar o ônibus no ponto e que sua velocidade média é bastante inferior à do carro
2 - Evite os horários de pico (das 5h30 às 7h30 e das 16h às 20h), em que os ônibus andam cheios
3 - Informe-se sobre o ônibus correto a tomar com antecedência. Não há placa informando trajetos nos pontos, e a placa nos veículos é genérica
4 - A maior parte das linhas não funciona após a 1h
5 - O passe do trabalhador dá 10% de desconto e pode ser comprado por qualquer um, nas estações Paraíso, República e S. Bento do metrô e em mais seis postos da prefeitura. É vendido até o quinto dia útil de cada mês
6 - É vantagem comprar os bilhetes de integração, que custam R$ 1,40. Isolados, metrô e ônibus saem por R$ 1,80
7 - É vantagem comprar bilhete de integração no ônibus. Na bilheteria do metrô, sai por R$ 1,60
8 - Estudantes têm direito a passe, com 50% de desconto. É preciso preencher o formulário na escola para pedir a carteirinha, que costuma demorar 15 dias

Tarifas
Só ônibus - R$ 0,80
Ônibus + metrô - R$ 1,60
Ônibus + metrô + metrô + ônibus - R$ 3,20
Integração com trem metropolitano - R$ 1,40
Passe do trabalhador (para ônibus) - R$ 0,72
Troco máximo obrigatório - R$ 10
Intermunicipal - Varia com o trajeto e município
Serviço de informação sobre itinerário - Não existe

Onde reclamar
Tel. 158, de segunda à sexta, das 7h às 19h, e no sábado, das 7h às 13h. É preciso informar linha, horário local e número do veículo, se for uma reclamação específica

Não se deixe enganar
1 - O cobrador é obrigado a aceitar notas de até R$ 10
2 - Facilite o troco. Se você só tiver notas maiores que R$ 10, o cobrador pode pedir que desça do ônibus, segundo a SPTrans
3 - O usuário só deve aceitar passes como troco em último caso. Mas, segundo a SPTrans, empresa municipal que gerencia o transporte na cidade, nessa hipótese o usuário não pode recusar os passes
4 - Anote número do ônibus, nome da linha, horário e local em que tiver tido problemas, para reclamação posterior

* Táxis
Como cobram Valor (em RS)*

Bandeirada - Ao começar a corrida - 3,20
Trecho percorrido - Por km rodado - 0,80
Espera - Hora parada (também no trânsito) - 21,33
Chamada - Ao atender chamado por telefone - 3,20
Bagagem - Por levar mala ou volume - 0,80
Nº de passageiros - Por levar mais de 1 pessoa

* Para táxi comum, na bandeira 1
Obs.: Bandeira 2 é usada das 20h às 6h, de segunda a sábado, e durante todo domingo ou feriado. Aumenta preço em 20%
Obs.: Táxi especial tem características especiais, é o que ... e cobra xx (45% ???) mais caro que o comum

- Radiotáxis
Comum
Ligue-Táxi - tel. 873-2000
Catumbi - 229-7688
Coopertáxi - 295-2205

Especial
Vermelho e branco - tel. 251-1733 (cobra R$1,20 por Km rodado -45% mais caro que os táxis comuns- além de R$4,80 pela chamada)
Azul e branco (só para Cumbica) - 940-7070

- Preço de alguns trajetos (em R$)*
Cumbica - República: 57
Cumbica - Jardins: 65
Cumbica - Morumbi: 87
Rodoviária do Tietê - Pinheiros: 30
Rodoviária do Tietê - Jabaquara: 40
Congonhas - Pinheiros: 30
Pinheiros - Ibirapuera: 10
V. Mariana - Centro: 10
Paulista - Berrini: 15
Shopping Iguatemy - Centro: 12
Horto Florestal - Jabaquara: 20

* Valor aproximado para táxi comum em bandeira 1
Fonte: Empresas de radiotáxi

- Dicas
1 - No final da corrida, o valor marcado no taxímetro sofre acréscimo, conforme tabela distribuída pela prefeitura
2 - Prefira dispensar o táxi, se for preciso esperar, a menos que seja difícil conseguir outro
3 - Corridas pequenas ficam proporcionalmente mais caras, por conta da bandeirada inicial

- A quem reclamar
Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo: 273-0522
Polícia Militar: 190 (se for preciso apreender o veículo para verificação do taxímetro)
Secretaria Municipal dos Transportes: 194

- Não se deixe enganar
1 - O taxímetro só pode ser acionado quando começa a corrida
2 - Táxi chamado por telefone adiciona o valor de uma bandeirada ao total apurado no final da corrida
3 - Faça questão de ver o valor da tabela correspondente ao número apontado no taxímetro
4 - Não concorde em fazer corridas com preço estipulado previamente e taxímetro desligado
5 - Tente checar antes o melhor caminho para orientar o motorista e evitar gasto desnecessário
6 - Caso haja qualquer problema, anote a placa do táxi

* Metrô

Tarifas Trajeto Valor (em RS)*

Unitário simples - 1 viagem - 1,00
Unitário econômico - 1 viagem (entre 5h e 6h30, no sentido bairro-centro da linha Leste) - 0,50
Múltiplo de 2 - 2 viagens - 2,00
Múltiplo de 10 - 10 viagens - 9,00
Escolar - 10 viagens - 5,00
Integração metrô - ônibus - Metrô + ônibus - 1,60
Ida e volta - Ônibus + metrô + ônibus - 3,20

Horário - das 5h à 0h (inclusive sábados, domingos e feriados), em todas as linhas

Serviço de informação sobre itinerários e serviços - tel. 284-8877, de segunda à sexta, das 6h às 22h, e sábado e feriados, das 7h às 19h

- Dicas
. Não é necessário gastar novo bilhete para trocar de linha
. Prefira comprar o bilhete de integração no ônibus, onde sai R$ 0,20 mais barato
. As estações fecham à 0h, mas os trens do metrô continuam circulando até que o último passageiro chegue a seu destino
. Após a 0h, há ônibus fazendo o trajeto das linhas do metrô
. Pessoas com mais de 65 anos têm direito a bilhete gratuito. Para isso precisam se cadastrar na estação Marechal Deodoro
. Deficientes físicos têm direito a bilhete gratuito. Para isso precisam se cadastrar na Secretaria Estadual da Saúde (informações tel. 1520)
. Escolares têm direito a passe, com desconto. Informações e formulários são dados nas escolas

- A quem reclamar
. Central de Atendimento - tel. 284-8877, de segunda à sexta, das 6h às 22h, e sábado e feriados, das 7h às 19h
. Serviço de informação sobre itinerários e serviços - tel. 284-8877, de segunda à sexta, das 6h às 22h, e sábado e feriados, das 7h às 19h

* Carro alugado
Preço aproximado da diária, com quilometragem livre
Modelo básico (Uno Mille, Gol 1.000, Corsa 1.0) - R$ 65
Utilitário (Kombi, Fiorino) - R$ 110

Telefones de algumas locadoras
Localiza - 535-1499
Budget - 256-4355
Avis - 258-8833
Unidas - 255-1066
Hertz - 883-7300

- Dicas
1 - Faça reserva com o máximo de antecedência
2 - Faça cotação em várias locadoras. Os preços e a disponibilidade do veículo procurado variam
3 - Evite multas, que em geral são cobradas do cliente

- A quem reclamar
Procon - tel. 1512

- Não se deixe enganar
1 - Evite pegar um veículo com final vetado pelo rodízio no período da locação
2 - Se não for possível, pergunte a quem caberá eventual multa do rodízio. A associação do setor recomenda que as locadoras assumam essa responsabilidade
3 - Esclareça qual o tipo de cobertura de seguro contratada. Os veículos não têm necessariamente seguro total, e a tarifa varia com a extensão da cobertura

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