São Paulo, segunda-feira, 5 de agosto de 1996 |
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Ações e falta de fiscais ameaçam rodízio
ROGERIO SCHLEGEL
Mais: só a eventual conscientização dos motoristas é capaz de garantir seu êxito, já que há várias saídas para continuar andando de carro durante a operação. Em matéria de exceções, o ponto mais criticado tem sido a liberação dos cerca de 300 mil caminhões, que poderão circular livremente nos dez municípios do rodízio. Os veículos a diesel são os que mais poluem isoladamente. Em média, a emissão de monóxido de carbono de um caminhão equivale à de quatro carros. Eles respondem por 30% de todo o monóxido de carbono jogado no ar da Grande São Paulo. Entre os caminhões, 45% emitem fumaça preta acima dos níveis permitidos. Liminares Até sexta-feira, cinco liminares haviam sido concedidas contra o rodízio, beneficiando cerca de 9.000 pessoas, que provisoriamente estão liberadas para circular. Novos pedidos de liminar podem ser encaminhados à Justiça hoje, e outros seis aguardam decisão desde a semana passada. O eventual sucesso dessas ações pode estimular outras pessoas ou associações a iniciar processos -o que pode ser feito em qualquer tempo, durante a operação. A fiscalização vai começar desfalcada em cerca de um terço. A Secretaria do Meio Ambiente pretendia contar com 3.500 fiscais, mas só terá a seu lado, com certeza, os 2.200 policiais de trânsito. Pelo menos inicialmente, não vai contar com 400 funcionários da Cetesb, que entram em greve hoje, e 900 marronzinhos, funcionários da Prefeitura de São Paulo cujo poder de multar está sendo questionado na Justiça. Conscientização Há saídas individuais que podem comprometer a diminuição da poluição buscada pela operação. Alugar um Uno Mille, por exemplo, sai cerca de R$ 65 -valor menor que a multa do rodízio. Também é possível usar o carro de um conhecido que não tenha o final vetado, como pretendem fazer 17% dos paulistanos, segundo o Datafolha. Os táxis atualmente têm 50% de ociosidade, segundo as principais cooperativas da Grande São Paulo. Isso significa que, se confirmada a procura esperada, vão rodar -e poluir- mais. Por tudo isso, depende da conscientização do paulistano, mais do que da multa prevista, o sucesso do rodízio. (RSc) Texto Anterior: Pesquisa cria pedagogia de rua Próximo Texto: Opções de transporte durante o rodízio Índice |
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