São Paulo, segunda-feira, 5 de agosto de 1996
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Pesquisa cria pedagogia de rua

FERNANDO ROSSETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

A tese de doutorado "Pedagogia Social de Rua", de Maria Stela Santos Graciani, ocupa um espaço importante em uma área carente de materiais de apoio: a formação de profissionais para trabalhar com meninos e meninas de rua.
Diretora do Núcleo de Trabalhos Comunitários da PUC-SP, Graciani trabalha "na rua" há 18 anos. Orienta experiências como o premiado projeto Axé, da Bahia, e a Escola das Crianças e Adolescentes de Rua de Porto Alegre.
Em sua tese -com subtítulo "Análise e Sistematização de uma Experiência Vivida"-, a pesquisadora pretendeu "criar uma metodologia para o educador de rua".
Segundo ela, a esses profissionais cabe "a ação pedagógica na vida das crianças e adolescentes que apresentam dificuldades de inserção social".
É também seu papel "a ação comunitária, mediante a promoção de eventos e atividades de sensibilização e informação junto às famílias, às escolas e à sociedade sobre os direitos das crianças".
A finalidade do trabalho -que também envolve "ação jurídico-institucional -com organização da área- é a "desrualização" do menino ou menina, com o necessário acompanhamento posterior da criança bem-sucedida nesse processo.
Graciani coloca que o trabalho com as crianças e adolescentes de rua só é possível com o estabelecimento de três relações: confiabilidade (o educando tem que confiar no educador, e vice-versa), referencialidade (com o estabelecimento de uma relação afetiva o educador passa a ser referencial para a criança) e legitimação (definição clara da posição social que educador e educando ocupam).
A idéia é "propiciar uma construção conjunta de conhecimento, valorizando a cultura infanto-juvenil".
A dissertação também faz um histórico do papel do Estado brasileiro na condução da questão das crianças e das atividades de organizações não-governamentais na área.
(FR)

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