São Paulo, segunda-feira, 5 de agosto de 1996
Próximo Texto | Índice

'Dream Team' feminino pára Brasil e Hortência se despede com a prata

EDGARD ALVES
ENVIADO ESPECIAL A ATLANTA

O basquete brasileiro subiu ao pódio olímpico.
A seleção feminina, campeã mundial, ficou com a medalha de prata, derrotada pelos EUA (111 a 87) no jogo que encerrou a 26ª Olimpíada da Era Moderna.
Desde o começo, as norte-americanas aproveitaram os erros das brasileiras. Terminaram o primeiro tempo com vantagem de 57 a 46. Na segunda etapa, dispararam.
No final, as campeãs dançaram na quadra do Georgia Dome.
A preparação das americanas foi a mais cara dentre as 12 seleções do torneio (US$ 3 milhões).
A das brasileiras foi estimada em aproximadamente US$ 1 milhão.
O jogo de ontem marcou a despedida simultânea da seleção das duas maiores jogadoras da história do basquete brasileiro, a armadora Paula e a ala Hortência, encerrando um ciclo de duas décadas.
As duas, que não estiveram bem na partida decisiva, estrearam juntas na seleção em julho de 1976.
O futuro das demais jogadoras ainda é incerto. Algumas, como a ala Janeth, podem receber propostas da futura liga norte-americana profissional, a versão feminina da NBA, a ser lançada em 1997.
O técnico Miguel Ângelo da Luz confirmou que não vai continuar no comando da seleção. Diz querer dar oportunidade a outro.
Miguel Ângelo ainda vai discutir o assunto com dirigentes. Ele também é treinador do time masculino do Flamengo, no Rio.
A medalha de ontem foi a primeira da seleção feminina de basquete em Olimpíadas. Em sua primeira participação, Barcelona-92, o Brasil obtivera a sétima posição, entre oito participantes.
A prata coroa o melhor desempenho do país em Olimpíadas. Foram 15 medalhas: 3 de ouro, 3 de prata e 9 de bronze. O recorde anterior era 8 (Los Angeles-84): 1 de ouro, 5 de prata e 2 de bronze.
O Brasil ficou em 25º entre 197 competidores.

Próximo Texto: Imprensa compara Hortência a Johnson e Jordan
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.