São Paulo, segunda-feira, 5 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em geral, herpes na boca vem da infância

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

* "Estou com 17 e tenho herpes labial com frequência. Existe prevenção? A doença é transmitida pelo beijo? Posso também ter herpes na região genital? Existe um tratamento que inibe totalmente o herpes?"
Resposta
O herpes labial é uma infecção causada por um vírus, que entra no organismo da maioria das pessoas na infância. O herpes se manifesta em "crises" que duram cerca de uma semana. O vírus provoca pequenas bolhas na transição entre o lábio e a pele. Depois, o vírus fica "adormecido" nas terminações nervosas próximas à boca.
Ele desencadeia uma nova crise quando a pessoa vive uma situação que favorece uma queda no seu sistema de defesa (gripe, estresse, excesso de sol).
Não existe tratamento definitivo. Os medicamentos antivirais têm ação bastante limitada -em alguns casos, "encurtam" a crise em um ou dois dias.
Quando a pessoa está com as bolhinhas na boca, pode transmitir o vírus por meio do beijo.
As pessoas que têm o sistema imunológico (de defesa) funcionando bem, tendem a ter a infecção em um só local, por exemplo, na boca.

* "Não consigo dormir em véspera de prova. Posso tomar os comprimidos de sono da minha mãe?"
Resposta
Não, não e não! Em primeiro lugar, a gente nunca deve tomar comprimido de ninguém. Quem receita remédio é médico.
Depois, remédio para dormir pode causar dependência. Muitos deles são bem fortes (para quem não está acostumado) e fazem efeito por muitas horas. Assim, você pode ficar com a concentração, os reflexos e a memória prejudicados na prova.
Descubra outras maneiras de lidar com a ansiedade e a insônia da véspera das provas, como técnicas para relaxar à noite.

Texto Anterior: Virgindade não se perde, deixa para trás
Próximo Texto: Nova Olimpíada: disputa é por Prefeitura e Câmara
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.