São Paulo, segunda-feira, 5 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tudo motiva festas locais

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Várias festas acontecem ao longo do ano na ilha de Páscoa, mas convém informar-se antes de viajar.
Em qualquer época, conjuntos de música polinésia recebem e animam visitantes, ao som de "sau-sau" e "hula-hula", interpretados por dançarinas com movimentos sensuais.
Uma das festas realizadas é o "Curanto", que oferece comida típica para toda a população.
À noite, os pescadores saem à captura de atuns e os trazem pela madrugada, quando grupos de cozinheiros preparam os fogões à maneira típica polinésia.
Cavam um enorme buraco no chão e nele jogam pedras aquecidas. Sobre elas, depositam em camadas separadas por folhas de bananeira, diversos tipos de carnes vermelhas, peixe, batata-doce e especiarias nativas, que finalmente cobrem com terra.
A festa desenrola-se em torno desse curioso forno, com animada música, danças típicas e corais, até que um agradável cheiro começa a desprender do chão, quando o "curanto" é descoberto e começa a distribuição do alimento.
E assim passam boa parte do dia, comendo com as mãos, dançando ao ar livre e dando de vez em quando um mergulho na praia.

Texto Anterior: História da ilha está mergulhada no mar
Próximo Texto: Vulcão Rano Kau fornece água potável para a ilha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.