São Paulo, terça-feira, 6 de agosto de 1996
Próximo Texto | Índice

Comida estragada; À base de insetos; Só sobra o angu; Iguaria oficial; Ponta do iceberg; Outro lado; Enquadramento radical; Parceria-problema; Batalha paulistana; Mundo cor-de-rosa; Trombada federal; Governos tucanos; Vacina antidepressiva; Tentativa oposicionista; Bandeira gay; Fora do roteiro

Comida estragada
São impróprios para consumo humano o arroz e o feijão distribuídos pelo Comunidade Solidária aos sem-terra da fazenda Macaxeira (PA). A conclusão é do Instituto Adolfo Lutz, que fez laudo a pedido de Lula (PT).

À base de insetos
Diagnóstico do Adolfo Lutz sobre o arroz do Comunidade Solidária: "Produto impróprio para consumo por conter insetos vivos e mortos (ácaros, carunchos e larvas), fragmentos de insetos e dejeções de insetos".

Só sobra o angu
O Adolfo Lutz repete a mesma conclusão para o feijão. Apenas o fubá está de "acordo com as normas legais vigentes".

Iguaria oficial
Na opinião de Lula, o Movimento Sem-Terra deveria levar "o arroz e o feijão para a cozinheira do presidente". "É inexplicável que a d. Ruth deixe o Comunidade Solidária distribuir alimentos sem analisá-los."

Ponta do iceberg
Curiosamente, a validade do arroz e do feijão do governo é "outubro de 96". O Adolfo Lutz atesta que todas as amostras estavam corretamente "acondicionadas em embalagens originais da marca Ouro Verde".

Outro lado
A Comunidade Solidária diz que recebeu da Conab do Pará a informação de que os alimentos foram distribuídos em março, em condições de consumo humano, diretamente ao Movimento Sem-Terra, que cuidou da armazenagem dos produtos.

Enquadramento radical
A decisão de que toda medida sobre importação deve ser comunicada à Câmara de Comércio Exterior tem endereço certo: o Ministério da Indústria e Comércio, cujas decisões unilaterais têm irritado a Fazenda.

Parceria-problema
O governo quer investir R$ 1,49 bi até 98 no gasoduto Brasil-Bolívia, que consta do plano de metas de FHC. Teme-se, porém, dificuldade do lado boliviano para executar o projeto.

Batalha paulistana
Geraldo Válter, publicitário de Serra, faz prognóstico diferente do de Duda Mendonça (campanha de Pitta). "A campanha começar a se definir a partir de 20 de setembro. E não 20 de agosto. Se o Duda acha que já ganhou, tá comemorando cedo demais."

Mundo cor-de-rosa
Levantamento feito pelo Planejamento nas seis principais regiões metropolitanas revela que, desde o Plano Real, houve um aumento de 31% no rendimento médio das pessoas ocupadas.

Trombada federal
O secretário da Segurança Pública de São Paulo, José Afonso da Silva, contesta o Mapa do Risco da Violência de São Paulo, feito pelo Cedec e Ministério da Justiça. "A pesquisa ignora a prioridade que o governo Covas deu ao combate a homicídios."

Governos tucanos
"O Ministério da Justiça tornou o Jardim Ângela o bairro mais violento do mundo com metodologia errada. Não dá para comparar um bairro de São Paulo com Cali (Colômbia)", diz Silva, secretário de Covas.

Vacina antidepressiva
A campanha de Serra espalha que as primeiras pesquisas após o horário eleitoral não trarão alento em termos percentuais.

Tentativa oposicionista
O território "neutro" para reunir políticos contrários à reeleição deve ser o apartamento brasiliense do ministro do STF Maurício Correia. O encontro, previsto para este mês, quer reunir Itamar, Sarney, Brizola e PT.

Bandeira gay
Toni Reis, candidato a vereador em Curitiba, vai hoje à comissão do projeto de união civil homossexual. A mãe de Reis se dispôs a casar com David Harrad, parceiro do filho. Para o inglês poder ficar no Brasil.

Fora do roteiro
No fim-de-semana, Serra deu um susto nos correligionários, subindo na garupa da moto da vereador "Turco Loco", do PSDB. O candidato deveria apenas acompanhar, no seu carro, o passeio das motos tucanas.

TIROTEIO
De Domingos Leonelli (BA), candidato do PSDB à Prefeitura de Salvador, sobre a afirmação do presidente do PT, José Dirceu, de que até o PFL reconhece os governos petistas:
- O problema do PT é freudiano. Vive buscando o reconhecimento do pai.

Próximo Texto: Fauna eleitoral
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.