São Paulo, terça-feira, 6 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC assina apoio à livre expressão

AUGUSTO GAZIR
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Fernando Henrique Cardoso assina hoje no Palácio do Planalto a Declaração de Chapultepec, em apoio à liberdade de imprensa.
O documento foi elaborado em março de 1994, na Conferência Hemisférica sobre Liberdade de Expressão, promovida pela Sociedade Interamericana de Imprensa, em Chapultepec (México).
A declaração tem dez princípios. O primeiro diz que "a liberdade de imprensa e de expressão não é uma concessão das autoridades, é um direito inalienável do povo".
O documento condena a censura, a violência contra os jornalistas e garante aos repórteres o direito de manter em sigilo suas fontes de informação.
A declaração já foi assinada pelos presidentes Bill Clinton (EUA), Carlos Menem (Argentina), Juan Carlos Wasmosy (Paraguai) e Luis Alberto Lacalle (Uruguai), entre outros. A Unesco e a OEA também subscreveram.
Fiej
FHC vai assinar a declaração em audiência com o presidente da Federação Internacional de Editores de Jornais, o brasileiro Jayme Sirotsky.

Texto Anterior: Assassinato é hipótese
Próximo Texto: Adiada exumação de motorista de JK; Comissão decide indenizar três famílias; Alteração no Nacional começaram em 1987
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.