São Paulo, terça-feira, 6 de agosto de 1996
Próximo Texto | Índice

Inflação de 15,1% é a menor desde 74

MAURO ZAFALON
DA REDAÇÃO

A inflação de julho recuou para 1,31% em São Paulo, abaixo do 1,41% de junho, segundo a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
A taxa acumulada em 12 meses recuou para 15,1%, a menor desde os 13,89% de janeiro de 1974. A previsão inicial de inflação para julho era de até 1,60%. A taxa estava baseada em possíveis pressões dos alimentos, devido à entressafra. A alta não se confirmou, à exceção da carne bovina.
Mesmo com a entressafra, o aumento da carne bovina está chegando lentamente para os consumidores. Em 30 dias o reajuste foi de 2,9%, segundo a Fipe.
Os alimentos estão em alta, mas com taxas inferiores à inflação média. A pesquisa da Fipe de julho registrou reajuste médio de 1,08%.
Os produtos "in natura', com aumento de 2,94% em julho, foram um dos itens que empurraram para cima os preços dos alimentos. Tradicionalmente, esses produtos não sobem neste período do ano. O mamão liderou as altas, com aumento de 66% em julho.
Os alimentos industrializados estão subindo menos. Os efeitos dos aumentos do trigo e do leite já foram incorporados pelo setor.
O setor de habitação teve reajuste de 1,38% em julho, acima do 1,25% de junho. O aluguel, contrariando expectativas dos técnicos da Fipe, teve reajuste menor em junho (2,9%). A previsão era de aumento de 4%.
Os custos com habitação foram impulsionados pelos gastos com serviços públicos, devido aos aumentos de gás encanado e tarifas de água e esgoto.
O setor de transportes subiu 4,37%, mas os aumentos de junho já foram todos repassados para os preços. Em agosto não deve haver alta no setor.
Os preços das roupas, antes mesmo das liquidações que começam após o Dia dos Pais, já estão em queda (-1,60%). Já o setor de saúde, com o aumento dos remédios (5,46%) e dos serviços médicos (3,78%), continua em alta.

Próximo Texto: Real faz paulistano comer melhor, diz Fipe
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.