São Paulo, terça-feira, 6 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Real faz paulistano comer melhor, diz Fipe

MAURO ZAFALON
DA REDAÇÃO

Os paulistanos estão comendo melhor e mobiliando mais suas casas. É o que diz Heron do Carmo, economista da Fipe, ao analisar os dados de inflação do Plano Real.
Para uma inflação acumulada de 57,96% desde julho de 1994, os alimentos subiram 37,04%. Nos últimos 12 meses, conforme os dados divulgados ontem pela Fipe, o aumento médio dos alimentos ficou em 7,87%, contra inflação de 15,1% no período.
Os reajustes menores dos alimentos ocorreram devido à redução de margem dos produtos industrializados e à forte concorrência, diz Heron.
Essa evolução menor dos alimentos, no entanto, não significa preços menores para os agricultores, diz o economista.
Se os alimentos estão subindo menos, os utensílios usados em casa estão em queda. Nos últimos 12 meses, a pesquisa da Fipe registrou queda acumulada de 9,1% nos aparelhos de imagem e som.
Em julho, todos os itens desses setores baixaram. Televisores (2%) e filmadoras (3%) lideraram.
A queda se estende ainda aos produtos de cama, mesa e banho. Nos últimos 12 meses, os produtos deste setor ficaram 13% mais baratos para os paulistanos. Lençol e cobertor são os itens que estão com as maiores quedas.
A baixa atinge também os equipamentos eletroeletrônicos e utensílios domésticos.
Os móveis, embora percam para a inflação, estão com alta nos últimos 12 meses. Heron do Carmo diz que a reposição desses produtos nas lojas é demorada. Assim, o aumento de demanda, com pouca oferta, resulta em preço maior.
Os paulistanos estão pagando menos também pelo vestuário. Nos últimos 12 meses, as roupas de mulher caíram 11,2%, enquanto as de homem subiram 12,59%.
No setor de calçados a queda média de preços no período é de 7,65%, conforme dados da pesquisa da Fipe.
(MZ)

Texto Anterior: Inflação de 15,1% é a menor desde 74
Próximo Texto: Energia concentrada; Interesse global; Ajuda externa; Preço ao produtor; Arroz com carne; Peso do dólar; Novo comando; Rede ampliada; Guerra do chocolate; Grande negócio; Porque é sábado; Negócio fechado; Em desinvestimento; Entrega das chaves; Alugando menos; Efeito da entressafra; Câmara lenta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.