São Paulo, terça-feira, 6 de agosto de 1996 |
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Marcaccio vê um mundo não tão real
CELSO FIORAVANTE
Em suas obras Marcaccio propõe uma nova ordem pictórica baseada em uma desordem de técnicas, procedimentos e símbolos. Não é abstrato, não é figurativo. Marcaccio é pop em sua reinterpretação de símbolos e signos de uma cultura de massa e na transposição para uma massa pictórica sem hierarquia. Na democrática profusão de elementos que povoam suas telas, procura um novo senso de justiça, da mesma forma que Mondrian buscava com seu construtivismo a neutralização da hierarquia. "Sou um 'painting organizer' ", já disse o artista. Em "Mass-Gestural-Automation" (veja foto ao lado), por exemplo, sobre uma multidão aplicada sobre uma lona plástica, os fios de uma grossa pincelada de conotação expressionista abstrata se transformam em massas monocromáticas e também em uma nova tapeçaria orgânica. Tanto a pincelada quanto o tear podem ser vistos como remissão ao gesto criador. O fluxo do pincel, a multidão anônima e a intrincada tapeçaria compõem uma massa de informação semelhante ao emaranhado eletrônico das placas de computadores e à informação que conduzem. A tela, parte da série "tent paintings", é apresentada presa com fios elásticos em uma armação de canos de cobre soldados, o que lhe rende uma nova forma e uma nova imposição no espaço. É como se quisesse, em seu pulsar, também pular do suporte ao mesmo tempo que o envolve em um relação simbiótica e íntima. Também é importante o uso anti-hierarquizante que Marcaccio faz de símbolos provenientes de várias culturas, alheios um aos outros, como em "Trans-Community Forms" (foto ao lado). Marcaccio também se interessa pela manipulação da fotografia através da pintura e pela contaminação de técnicas e procedimentos nas artes contemporâneas (veja o uso de fotografias de multidões através de processos serigráficos em várias das obras). O artista acredita que os dois meios, que surgiram como procedimentos antagonistas e competitivos, estão próximos novamente pois perderam suas constante referência ao real. A inter-relação e a contaminação das técnicas é também uma das principais características da obra de Paul McCarthy, que estará com fotografias no mezzanino. Mostras: pinturas de Fabian Marcaccio e fotografias de Paul McCarthy Onde: galeria Camargo Vilaça (r. Fradique Coutinho, 1.500, tel. 011.210-7390, vila Madalena) Vernissage: hoje, às 20h Quando: até 30 de agosto Texto Anterior: 'Assassinos por Natureza' tem versão mais violenta nos EUA Próximo Texto: 'Aprofundamento em Pintura' mostra o trabalho dos novos Índice |
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