São Paulo, terça-feira, 6 de agosto de 1996
Texto Anterior | Índice

Cooperativa de bailarinos têm mostra

ANA FRANCISCA PONZIO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Vinte profissionais da dança se reuniram um ano atrás para formar a Cooperativa Paulista dos Bailarinos-Coreógrafos que, a partir de hoje, apresenta 16 criações de diferentes autores no Centro Cultural.
"Valendo-se da vontade conjunta, procuramos criar estratégias que permitam expor e divulgar nossos trabalhos", diz Helena Bastos, presidente da cooperativa e autora da coreografia "Gordolinda", que encerra a Mostra junto com "Yermas", de Cristina Brandini.
No espetáculo de hoje serão apresentadas duas peças: "Para Esquecer um Grande Amor", de Carlos Martins e Soraya Sabino, e "Versos", de Mariana Muniz. De volta depois de uma fase dedicada ao teatro, Mariana vem se destacando na dança moderna brasileira.
Embora os artistas da Cooperativa integrem o circuito de coreógrafos independentes de São Paulo, alguns vêm construindo uma estrutura capaz de garantir seus processos criativos sem interrupções.
É o caso de Gisela Rocha, da Companhia Terceira Dança, que se destacou no evento Comfort em Dança e que promete brilhar na Bienal Internacional de Lyon, em setembro.
Gisela e seu grupo apresentam amanhã a coreografia "Das", que chega ao ponto ideal depois de sua estréia, um ano atrás. Mostrando fragmentos da vida cotidiana, pontuada pelo non sense, "Das" revela elenco coeso, que acertou passo.
Além de "Das", o espetáculo de amanhã inclui "Urobó", de Zé Maria Carvalho, e "Número Três", de Thelma Bonavita.
Na quinta-feira, há "Iluminura nº 1", de Adriana Grechi e Wilson Aguiar, "A Face Oculta", de Susana Yamauchi, e "Gêneses 2/4", de Raymundo Costa.
Vítor Costa, com "Livre, Seca e Natural", Sofia e Eliana Cavalcanti, autoras de "Perséfone em Santos", e Vera Sala, com "Espelho D'Água", dividem a sexta-feira.
No sábado, há Celia Gouvea com "Abrigo", Marcia Bozon com "Chinita" e Adriana Grechi e Wilson Aguiar com "Iluminura nº 1".

Evento: Mostra da Cooperativa Paulista dos Bailarinos-Coreógrafos
Quando: hoje até 11 de agosto (ter a sáb, 21h30, dom, 20h30)
Onde: Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1.000, tel. 277-3611), R$ 8

Texto Anterior: Raquel Kogan mostra suas telas e gravuras abstratas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.