São Paulo, quinta-feira, 8 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Surfista x surfando

CARLOS SARLI

Uma tem 37, a outra, 32. Ambas, americanas, se esforçam para manter a forma. E fazem muito garotão ficar babando.
As balzaquianas em questão são as revistas "Surfer" e "Surfing", que, após um período sem inspiração, parecem, baseado nas últimas edições, que resolveram tirar o atraso.
A "Surfing" sempre investiu em fotógrafos, e o resultado é uma quantidade absurda de boas fotos. Para aproveitar, publica sequências e muitas fotos por página. É mais frenética e agrada aos mais jovens.
Seu editor, Nick Carroll, veio de Sydney, Austrália, onde havia trabalhado no jornal da família. Passou pela "Skateboarding" e "Snowboarding", até assumir a "Surfando". Apesar de ganhar em circulação, algo em torno de 150 mil exemplares, correndo atrás da concorrente.
A "Surfer" nasceu primeiro e agrada aos mais velhos. Seu estilo é mais sóbrio na diagramação e sofisticado no acabamento. O editor Steve Hawk fez escola em um jornal de grande circulação de Los Angeles.
Na edição de setembro, convidou Sunny Garcia e Kalani Robb para editarem a revista.
Na capa, a computação gráfica transforma o rosto do terceiro melhor do mundo no de seu pupilo, o "rookie" Kalani.
Apesar de aparentemente fácil -os dois são havaianos da veia, com olhos puxados e pele curtida ao sol-, o trabalho encerra uma idéia bem sacada.
Melhor ainda a edição. Bem humorada, mistura profissionais com big riders e amigos do "quintal" North Shore. Sobre Kelly Slater, para quem perdeu dois Mundiais, Sunny revela uma amizade que pode ser resumida no fato de Slater ser padrinho de um de seus filhos.
Boa seleção de fotos com legendas, feita por atletas que vivem o surfe dentro e fora d'agua, deram à edição um ar leve, diferente. Uma idéia até simples, que deu certo.
Um bom exemplo para as nacionais.

Texto Anterior: Nigéria ensina uma antiga lição do futebol
Próximo Texto: Aussies na ponta; Huntington; Master
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.