São Paulo, sexta-feira, 9 de agosto de 1996
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Anúncios divulgam obras ainda por fazer

DA REPORTAGEM LOCAL

Os anúncios do governo Mário Covas em jornais e emissoras de televisão e rádio divulgam obras e planejamentos de investimentos que ainda não aconteceram.
Nilce Tranjan, coordenadora de publicidade de Covas, e Luiz Grottera, publicitário que fez a campanha para a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado, acreditam que a divulgação de números contendo as metas do governo é uma "propaganda técnica".
"Ela vai permitir a cobrança da população depois", diz Nilce.
Dados parciais
Peças publicitárias do governo estadual que já estão no ar usam dados parciais.
O anúncio que enfoca a segurança pública, por exemplo, cita dados sobre as zonas sul e leste da capital paulista para concluir que houve redução da criminalidade nessas áreas em 26% e 22%, respectivamente.
A redução nesses regiões realmente aconteceu. Analisados os números globais da criminalidade em toda a cidade, porém, o resultado é negativo para o governo.
Na comparação entre o primeiro e o segundo trimestres deste ano, houve um aumento da criminalidade de 9% na cidade de São Paulo e de 3,6% em todo o Estado.
Mês passado
A maior parte dos anúncios preparados pelo governo do Estado de São Paulo já começou a ser divulgada no mês passado.
Já foram feitos anúncios na área de habitação, segurança pública, educação, abastecimento de água, saneamento básico e transporte urbano.
Nesta semana, o governo está divulgando comerciais sobre o rodízio de automóveis que pretende reduzir a poluição na região metropolitana de São Paulo.
Bordão
Em todos os comerciais, o governo faz constar o slogan: "O Estado tem o dever de informar. O cidadão tem o direito de saber".
O slogan faz parte da estratégia do governo de apresentar os anúncios com uma "prestação de contas" de Covas.
"O estilo de propaganda desse governo é discreto, não personalista", diz Tranjan.

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