São Paulo, sexta-feira, 9 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

País considera queixa normal

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Itamaraty considerou normal o pedido de adesão da União Européia e da Coréia do Sul às consultas formais sobre o regime automotivo, que serão lideradas pelo Japão a partir do dia 12, em Genebra.
"Esses pedidos estão dentro da nossa programação", afirmou à Folha o ministro José Alfredo Graça Lima, diretor-geral do departamento econômico do Itamaraty e chefe dos negociadores brasileiros.
Até as 18h (hora de Brasília), entretanto, o Itamaraty não havia recebido o pedido da União Européia. Mas a participação dessa união aduaneira nas negociações é dada como certa.
Segundo Graça Lima, a estratégia dos negociadores brasileiros será manter a proposta de adoção da cota tarifária, que atende apenas uma das reivindicações dos países queixosos.
Dependendo dos resultados das consultas, o governo poderá adotar o mecanismo ainda neste mês.
Essa cota permitiria a importação de um volume anual de 40 mil a 60 mil veículos de montadoras sem unidades no Brasil com alíquota de 35% -a mesma aplicada aos fabricantes nacionais.

Texto Anterior: Anfavea não quer alteração
Próximo Texto: Produção em julho atinge recorde
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.