São Paulo, sexta-feira, 9 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Equilíbrio e Decepção

Equilíbrio e Decepção
WILSON BALDINI JR.

WILSON BALDINI JR.

Equilíbrio e decepção foram as marcas do torneio de boxe em Atlanta. A alteração geopolítica colaborou para que 22 países conseguissem, pelo menos, uma medalha, sendo que nove ficaram com o ouro.
Os alemães não repetiram a boa atuação do Mundial do ano passado, quando dividiram os primeiros lugares do pódio com cubanos e norte-americanos. Em Atlanta foram quatro medalhas: uma de prata e três de bronze.
Cuba ratificou em parte sua condição de maior potência mundial e abocanhou "apenas" quatro primeiros lugares.
Os destaques negativos foram Juan Hernandez e o superpesado Alexis Rubalcapa, que, com seus 2,04 m, foi derrotado e proporcionou a primeira medalha para Tonga.
Mais uma vez o peso-pesado Félix Savon encheu os olhos daqueles que gostam do pugilismo. Detalhe: na final, Savon passou pelo nigeriano naturalizado canadense David Defiagbon. Em Barcelona-92, esse lutador disputou na categoria dos médios-ligeiros (20 quilos mais leve) e perdeu na primeira luta para Raul Marquez (EUA).
Os Estados Unidos, mesmo lutando em seu ringue, colecionaram mais um fracasso. Favoritos como Fernando Vargas, Nate Jones, Antonio Tarver e Terrance Cauthen nem chagaram às finais. E Cauthen tinha em seu córner Marvis Frazier, filho do lendário peso-pesado Joe Frazier, que é seu empresário.
Como em Barcelona-92, com Oscar de La Hoya, os norte-americanos só ficaram com um ouro. O médio-ligeiro David Reid teve o maior triunfo da Olimpíada ao nocautear o cubano Alfredo Duvergel a 25 segundos do final da luta, quando perdia por 16 a 6.
E quase que Reid foi desligado da delegação dias antes dos Jogos. Acontece que ele brigou com a namorada e atirou uma mesa na moça. Sorte dela, que a mesa não a acertou, e dos EUA, que não cortaram Reid.

Texto Anterior: 'Dream Chess' é a esperança para 1997
Próximo Texto: Números; Mais números; Amor antigo; Disque-Mike Tyson
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.