São Paulo, sexta-feira, 9 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Avalanche mata 70 na Espanha

Vítimas estavam em camping

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Pelo menos 70 pessoas morreram em uma avalanche sobre um camping nos montes Pirineus, no norte da Espanha. Há mais de cem desaparecidos, o que pode elevar o número de vítimas fatais.
O premiê da Espanha, José María Aznar, qualificou o acidente de "espetáculo horrível"; o rei Juan Carlos e a rainha Sofia interromperam suas férias de verão nas ilhas Baleares para ir ao local.
A avalanche aconteceu devido à forte chuva da quarta-feira, próximo ao vilarejo de Biescas (mil habitantes). Segundo moradores da cidade, uma inundação como essa é raríssima.
A maioria dos campistas era de espanhóis, mas havia também franceses, holandeses, belgas, holandeses e britânicos no local.
Há mais de 150 feridos, levados para hospitais nas cidades de Jaca e Huesca. Entre os mortos estão pelo menos seis crianças.
Todos os carros, barracas e traileres foram arrastados por até um quilômetro. Alguns corpos foram levados pela correnteza a 15 km. Mergulhadores vasculham o rio Gállego à procura de vítimas.
Até a tarde de ontem, 44 cadáveres, dos quais 43 espanhóis, já haviam sido identificados. Uma menina francesa é a outra vítima.
A chuva começou por volta das 19h30 de anteontem (12h30 em Brasília) e durou poucos minutos. A região recebeu mais de cem litros de água por metro quadrado.
"Tudo aconteceu em um instante -não consigo explicar, foi como uma onda gigante levando tudo", relatou um sobrevivente. "Foi uma questão de segundos. A rua principal do camping se tornou um rio com um ou dois metros de lama", disse.
Centenas de moradores da região foram transferidas para um estádio para escapar de novos deslizamentos. A escola de música de Biescas foi transformada em velório improvisado. Três pessoas foram presas quando saqueavam os carros atingidos pela avalanche.
O riacho que cruzava o camping e causou a inundação era normalmente seco ou tinha pouca água.

Texto Anterior: Moradores de Orlando protestam contra a presença de 'vampiro'
Próximo Texto: Comitê de trégua no Líbano faz reunião
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.