São Paulo, sábado, 10 de agosto de 1996
Próximo Texto | Índice

Vítimas são removidas após novo curto

ANDRÉ LOZANO
DA REPORTAGEM LOCAL

Os moradores da alojamento da prefeitura na Cohab José Bonifácio, em Itaquera (zona leste de São Paulo), começaram a ser removidos ontem à noite -três dias após o incêndio que matou dez pessoas no local e quase 24 horas depois de um princípio de novo incêndio em um dos abrigos.
A remoção de 210 famílias foi determinada à tarde, pelo secretário da Família e Bem-Estar Social, Adail Vettorazzo.
Durante os três dias posteriores à tragédia, as famílias permaneceram expostas a risco iminente de novos incêndios.
Laudo sobre as condições do alojamento divulgado ontem pelo Contru (Departamento de Controle do Uso de Imóveis) aponta para a precariedade das instalações elétricas nos galpões.
O relatório do Contru advertiu sobre a necessidade da substituição imediata das instalações.
"A rede elétrica existente hoje (no alojamento), nas condições em que se encontra, desvirtuada por várias gambiarras (ligações clandestinas), deverá ser reconstruída imediatamente. Não se recomenda qualquer aproveitamento do remanescente da rede".
As famílias deveriam ser removidas anteontem à noite e durante a madrugada de hoje para quatro abrigos provisórios próximos ao alojamento incendiado, na Cohab 2, em Itaquera.
Os desabrigados serão transferidos para o Centro Desportivo Municipal José Bonifácio, para a Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) José Bonifácio, para a sede do PAM (Posto de Atendimento Médico) da Cohab 2 (que hoje está desativado) e para a Escola Municipal de 1º Grau Arthur Neiva.
As crianças que frequentam a Emei José Bonifácio serão transferidas para outra Emei. As aulas na escola municipal serão suspensas na próxima semana.
Provisório
Segundo Vettorazzo, as famílias permanecerão nos quatro abrigos improvisados nos próximos oito dias, período necessário para a realização de obras emergenciais de segurança no alojamento da prefeitura -retirada das ligações clandestinas e troca dos cabos.
Após os oito dias, as famílias retornam para o alojamento. Pelo menos 30 famílias deverão ocupar os 30 contêineres que estão sendo instalados na área do alojamento.

Próximo Texto: 'Não tivemos acesso a abrigos'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.